Os tanques de armazenamento são equipamentos de extrema importância para a produção, refino, transporte e distribuição de petróleo e derivados. Sua liberação para inspeção e manutenção é complexa, pois além de reduzir a flexibilidade operacional e comprometer a logística que interliga todos os segmentos do setor, gera grande quantidade de resíduos que, se não forem adequadamente processados e tratados, podem trazer sérias consequências para a segurança e o meio ambiente.

Embora estes equipamentos não trabalhem com pressão, o grande volume de produtos armazenados e as baixas espessuras utilizadas em sua construção potencializam a gravidade de acidentes e os tornam mais susceptíveis a falhas. Como os custos e dificuldades para liberação destes equipamentos são bastante elevados, as programações de manutenção/inspeção merecem especial atenção das empresas.

Em função destas características, o IBP realizou, em sua sede no Rio de Janeiro, este Fórum sobre Tanques de Armazenamento, com o apoio do Grupo Regional de Inspeção do Rio de Janeiro (GRINSP-RJ) e de sua Comissão de Inspeção de Equipamentos. O objetivo foi apresentar e discutir formas de manter a confiabilidade e integridade das instalações, minimizando o risco de falhas em tanques de armazenamento de petróleo e derivados.

O Fórum contou com a presença de 102 participantes, de diversos segmentos industriais e também de outras entidades, como órgãos governamentais, associações e universidades.


  • REALIZAÇÃO: