Quem Somos

IBP: A Casa da Nossa Indústria


Em mais de 50 anos de atividades como entidade sem fins lucrativos, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) desenvolveu uma série de atributos e assumiu responsabilidades que o levaram a se consolidar como o representante institucional do setor, a Casa da Nossa Indústria. Suas práticas isentas, apartidárias, transparentes e de busca de consenso entre os diversos atores da indústria resultaram numa atuação com grande credibilidade diante de empresas, sociedade e autoridades.

O IBP tem uma sede no centro do Rio de Janeiro com 100 funcionários. Conta ainda com uma rede de 1.250 especialistas que atuam em suas comissões técnicas. Sua diretoria é formada por executivos de empresas associadas que também se dedicam como voluntários a gerir o Instituto com o objetivo de fomentar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.

O IBP atua de forma abrangente em toda a cadeia de petróleo, gás e biocombustíveis, num ambiente aberto e democrático, guiado pelo respeito a opiniões divergentes e pela busca do equilíbrio de interesses, promovendo a cooperação entre os representantes da indústria e seus diferentes públicos e interlocutores.

Na área técnica, as comissões de especialistas do IBP são a base do nosso capital intelectual. Elas fornecem insumos para publicações, estudos, normas e projetos, e ajudam a identificar as demandas da indústria para a organização de cursos e eventos. O Instituto procura estimular o intercâmbio de experiências, a geração de novo conhecimento e a ação cooperativa entre representantes de todos os segmentos envolvidos. O que existe de mais atual em inovação, tecnologia, gestão e sustentabilidade, a partir de exemplos brasileiros e mundiais, é trazido à tona com frequência em debates que permeiam todas as atividades da Instituição, com o objetivo de apoiar a indústria em sua visão de futuro.

Nas áreas regulatória e institucional, o IBP atua em defesa da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis em todos os fóruns e audiências públicas em que se discutem a regulamentação, a tributação e a fiscalização do setor. Sua participação é considerada imprescindível e sua representatividade é amplamente reconhecida nas agências reguladoras, nas várias instâncias de governo e no Congresso Nacional.

Nossa Missão


Promover o desenvolvimento do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, visando uma indústria competitiva, ética e socialmente responsável.

Documentos do IBP


Estatuto Social

[Download]

[Visualizar]

Código de Ética

[Download]

[Visualizar]