Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Downstream


O IBP contribui para o desenvolvimento dos segmentos de Refino e Petroquímica, GLP, Asfalto, Combustíveis e Biocombustíveis, Lubrificantes, Laboratório, Logística de Distribuição de Combustíveis, Portos e Terminais, e Transporte Dutoviário, por meio do trabalho desenvolvido por suas comissões técnicas atuantes nesses segmentos.

Essas áreas integram o segmento downstream, que envolve o processamento do petróleo bruto e o escoamento dos derivados a serem consumidos pela indústria, comércio e consumidores finais.

O Instituto atua, por exemplo, na elaboração de projetos com foco no escoamento de Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP, na melhoria na infraestrutura de portos e nas perspectivas do transporte por dutos de derivados do petróleo. Os estudos partem de um diagnóstico de deficiências na logística do setor, identificadas por especialistas da área.

Deficiências de Logística


Atualmente, 90% dos derivados do petróleo são movimentados no Brasil em caminhões, por rodovias. Há insuficiência crônica de ferrovias, dutos e hidrovias. O resultado são custos maiores em fretes, no consumo de óleo diesel e o aumento do risco de acidentes. Apenas nos portos, o IBP calcula que seriam necessários investimentos de R$ 3,1 bilhões em dez anos para superar entraves à movimentação de gasolina, diesel, querosene de aviação e etanol.

Comissões


Comissão de Asfalto
Comissão de Combustíveis
Comissão de GLP
Comissão de Transporte Dutoviário
Comissão de Laboratório
Comissão de Lubrificantes e Lubrificação

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões técnicas do IBP, entre em contato com a Área de Relacionamento.

Voltar