Tecnologia e Inovação

Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Tecnologia e Inovação


A área de tecnologia e inovação tem como missão incentivar a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), promovendo o encontro das demandas e desafios tecnológicos da indústria com solucionadores, contribuindo com ambiente regulatório adequado ao desenvolvimento da indústria, e preparar a indústria para o novo contexto da transformação digital.

A sua atuação respalda-se na defesa do desenvolvimento tecnológico e na inovação dos produtos e serviços promovendo e apoiando ações no sentido de contribuir para que as empresas associadas ampliem suas atividades de PD&I. Além disso, a área avalia os mecanismos de financiamento e de incentivos fiscais governamentais para PD&I, propondo adequações, quando necessárias e divulgando informações sobre fontes de financiamento, de desenvolvimento tecnológico, de infraestrutura laboratorial e de formação de recursos humanos especializados.

 

 

Indústria 4.0


O IBP atua no debate que envolve o tema Indústria 4.0 aplicadas ao setor de petróleo e gás, sendo este um dos principais tópicos da comissão de Tecnologia e Inovação e dos seus respectivos grupos de trabalho: Convergência OTxIT, Gestão de Dados, Cultura de Inovação e Ecossistemas de T&I. Como resultado dessas discussões, o IBP transforma o conhecimento gerado nos GTs em artigos, cursos e eventos que são disponibilizados para toda a comunidade interessada no assunto.

 

Radar Tecnológico


Desenvolvido em parceria com a Lloyd’s, o Radar Tecnológico tem por objetivo mapear o contexto de tecnologia e inovação no Brasil com foco no setor de óleo e gás. Em decorrência da Cláusula de PD&I, constante nos contratos de exploração e produção de O&G, as empresas operadoras possuem a obrigação de investir 1% da receita bruta dos campos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no país. Isso confere uma característica bastante especial e diferenciada para o ecossistema de PD&I brasileiro e, por esse motivo, o IBP buscou essa parceria com a Lloyd´s em 2016 e 2018 para estudar o assunto.

A edição 2016 do Radar apresentou um estudo com mais de 240 empresas atuantes no setor em relação ao processo de inovação e uso de novas tecnologias. O documento foi apresentado na abertura da Arena de Tecnologia, durante a Rio Oil & Gas 2016.

Em 2017, a pesquisa revelou os resultados dos investimentos em tecnologia e inovação, além de exibir o panorama dos desafios e perspectivas das empresas ao investir em novas fontes de energia. A pesquisa foi lançada na O&G TechWeek, na Rio Oil & Gas 2018.

     
  Radar Tecnológico 2018Radar Tecnológico 2016
   [Download] [Download]

 

O&G TechWeek


A tecnologia sempre foi uma realidade para a indústria e as descobertas do pré-sal deixaram essa vocação ainda mais evidente. Mas, para além das máquinas e robôs criados especialmente para E&P, a O&G TechWeek abriu, desde a sua primeira edição em 2016, portas para um universo ampliado de possibilidades, trazendo discussões e personalidades de alto nível para tratar de assuntos como IoT, Inteligência Artificial, Big Data, Cyber Security e muitos outros. As palestras e debates são focados nos principais impactos da transformação digital na indústria: a melhoria da eficiência dos processos, aumento da produtividade e segurança operacional.

A O&G TechWeek traz anualmente ao mercado brasileiro a oportunidade de descobrir e compreender as tecnologias revolucionárias aplicadas pela indústria de óleo e gás no mundo todo e as tendências que construirão o futuro da indústria, conectando os múltiplos atores participantes desta revolução para fomentar o desenvolvimento e a adoção das tecnologias inovadoras para o setor no Brasil. Em uma semana dedicada exclusivamente as novas tecnologias digitais, o evento é um encontro com o futuro da indústria, desafiando sua imaginação e instigando sua criatividade para a criação do novo cenário de negócios da indústria.

 

Ações com StartUps


As startups – empresas constituídas de equipes multidisciplinares, que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento, sempre à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, de base tecnológica, sem aumento proporcional dos custos – são responsáveis pela revolução de serviços e soluções em diversos segmentos industriais. Na área de óleo e gás, essas empresas podem trazer grande soluções de inovação e tecnologia para os desafios crescentes do setor. O IBP promove e estimula a participação das startups nos eventos e debates com o objetivo de enriquecer as discussões com os principais players da indústria.

Empresas startups que já atuam no setor de O&G podem fazer parte do quadro de associados do IBP e se beneficiam na participação ativa nas comissões técnicas do instituto.

Grupos Técnicos


Cultura de Inovação
Ecossistemas de T&I
Gestão de Dados
Medição de Vazão

Caso tenha interesse em participar de alguma dos comissões técnicas ou grupos de trabalho do IBP, entre em contato com a Área de Relacionamento.

Voltar