Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Normalização


O IBP é a entidade credenciada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaborar normas para os diversos segmentos da cadeia de petróleo no país por intermédio de suas comissões, formadas por representantes das partes interessadas.

Entre os grupos que ajudam a criar as normas, estão os de combustíveis e produtos especiais, lubrificantes, distribuição e armazenamento de combustíveis, asfalto, etanol, biodiesel, combustíveis marítimos e dutos.

O IBP atua em normalização desde 1958, tendo sido credenciada em 1998 como Organismo de Normalização Setorial de Petróleo (ABNT/ONS-034) pela ABNT.

A área de normalização já elaborou cerca de 730 documentos, estando vigentes atualmente, após seus processos de revisão, 270 Normas para atender aos diversos segmentos da cadeia do petróleo.

O IBP também tem representação Internacional, no Comitê Técnico de produtos de Petróleo da Organização Internacional de Normalização (ISO/TC-28 ).

Adquira as normas do ONS-34.

 

60 anos da Normalização


Em 2018, a área comemorou 60 anos de atividades e mais de 700 normas elaboradas. Assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre a história da Normalização.

 

Normalização em Números

 

Programas Interlaboratoriais


O IBP tem em sua essência a produção de material relevante que sirva de apoio ao desenvolvimento da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil. Nesse sentido, a gerência de normalização do Instituto realiza, em parceria com outras instituições, uma série de Programas de Comparação Interlaboratorial (CI) com o objetivo de validar as Normas Técnicas Brasileiras. A iniciativa também visa conferir ainda maior credibilidade às metodologias, possibilitando que seus resultados sirvam para valida-las internacionalmente, transformando-as em normas ISO.


Comissões

Comissão de Estudo de Asfalto
Comissão de Estudo de Combustível e Produtos Especiais
Comissão de Estudo de Lubrificantes
Comissão de Estudo de Distribuição e Armazenamento de Combustíveis – CEDAC
Comissão de Estudo de Sistemas de Transporte de Petróleo e Derivados (Dutos)
Comissão de Estudo de Etanol Combustível
Comissão de Estudo de Biodiesel
Comissão de Estudo de Combustíveis Marítimos
Comissão de Estudo Especial de Bagaço de Cana-de-açúcar
Comissão de Estudo Especial Tubos e Mangueiras para Sistemas de Armazenamento de Líquidos Inflamáveis E Combustíveis

 

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões técnicas do IBP, entre em contato com a Área de Relacionamento.

Voltar