Exploração e Produção

Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Exploração e Produção


O IBP tem na área de exploração e produção (E&P) um dos seus principais focos de atuação, neste que é o primeiro elo da cadeia de petróleo, onde tudo começa.

O Instituto participa ativamente de temas de interesse da atividade de E&P por meio de conselhos e comitês formados por executivos das empresas associadas e do seu corpo de funcionários, que tratam de questões regulatórias, tributárias, de meio ambiente e de estímulo à indústria nacional supridora de bens e serviços, entre outros.

O IBP se faz presente em reuniões e audiências públicas com órgãos do governo, agências reguladoras, empresas operadoras e associações de fabricantes. Apresenta projetos e sugestões para otimizar o resultado dos investimentos e atrair mais empresas e recursos para o País dentro de um ambiente de plena competitividade.

 

Manutenção do Calendário de Leilões de Blocos Exploratórios


A manutenção de um calendário de rodadas é muito importante para a indústria, pois disso depende o planejamento das empresas petrolíferas e seus fornecedores para a continuidade da descoberta de novas reservas e o avanço no conhecimento das nossas bacias sedimentares com a consequente atração desinvestimentos para o país.

 

Licenciamento Ambiental


O setor tem compromisso com a sustentabilidade e prima pela excelência e qualidade no licenciamento ambiental, tendo como um de seus pilares o respeito ao meio ambiente.

 

Segurança Jurídica e Tributária


Um cenário jurídico regulatório e tributário, com racionalidade, clareza e estabilidade, propicia que a geologia petrolífera seja o fator preponderante na atração de investimentos.

 

Desenvolvimento, Inovação e Competitividade da Cadeia de Fornecedores


O reequilíbrio das políticas de desenvolvimento industrial precisa continuar avançando com foco em competitividade e inovação, no intuito de evidenciar nossa capacidade de inserção em cadeias globais de valor.

 

Agenda da Indústria

 

Comitês


Diretoria Executiva de E&P

Comitê de Assuntos de Controladoria (Accounting)
Comitê de Assuntos Tributários
Comitê de Assuntos Jurídicos
Comitê de Conteúdo Local
Comitê Onshore E&P/ Águas Rasas
Comitê de Recursos Humanos
Comitê de SMS (HSE)
Comitê de Operações
Comitê de Relações Externas
Comitê Técnico de Gás Natural

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões da Diretoria Executiva de E&P do IBP, exclusivo para operadoras, entre em contato com a Área de E&P.

Voltar