Exploração e Produção

Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Exploração e Produção


O IBP tem na área de exploração e produção (E&P) um dos seus principais focos de atuação, neste que é o primeiro elo da cadeia de petróleo, onde tudo começa.

O Instituto participa ativamente de temas de interesse da atividade de E&P por meio de conselhos e comitês formados por executivos das empresas associadas e do seu corpo de funcionários, que tratam de questões regulatórias, tributárias, de meio ambiente e de estímulo à indústria nacional supridora de bens e serviços, entre outros.

O IBP se faz presente em reuniões e audiências públicas com órgãos do governo, agências reguladoras, empresas operadoras e associações de fabricantes. Apresenta projetos e sugestões para otimizar o resultado dos investimentos e atrair mais empresas e recursos para o País dentro de um ambiente de plena competitividade.

 

Manutenção do Calendário de Leilões de Blocos Exploratórios


A manutenção de um calendário de rodadas é muito importante para a indústria, pois disso depende o planejamento das empresas petrolíferas e seus fornecedores para a continuidade da descoberta de novas reservas e o avanço no conhecimento das nossas bacias sedimentares com a consequente atração desinvestimentos para o país.

 

Licenciamento Ambiental


O setor tem compromisso com a sustentabilidade e prima pela excelência e qualidade no licenciamento ambiental, tendo como um de seus pilares o respeito ao meio ambiente.

 

Segurança Jurídica e Tributária


Um cenário jurídico regulatório e tributário, com racionalidade, clareza e estabilidade, propicia que a geologia petrolífera seja o fator preponderante na atração de investimentos.

 

Desenvolvimento, Inovação e Competitividade da Cadeia de Fornecedores


O reequilíbrio das políticas de desenvolvimento industrial precisa continuar avançando com foco em competitividade e inovação, no intuito de evidenciar nossa capacidade de inserção em cadeias globais de valor.

 

Agenda da Indústria

 

Comitês


Secretaria Executiva de E&P

Comitê de Assuntos de Controladoria (Accounting)
Comitê de Assuntos Tributários
Comitê de Assuntos Jurídicos
Comitê de Conteúdo Local
Comitê Onshore E&P/ Águas Rasas
Comitê de Recursos Humanos
Comitê de SMS (HSE)
Comitê de Operações
Comitê de Relações Externas
Comitê de Monetização de Gás Natural
Comitê Mid/Downstream de Gás Natural

 

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões da Secretaria Executiva de E&P do IBP, entre em contato com a Área de E&P.

Voltar