Observatório do Setor

A transição energética é seguramente o tema mais relevante para indústria de O&G no contexto atual. Desta forma, é importante acompanhar os cenários de longo prazo divulgados por instituições e grandes empresas do setor analisando as premissas assumidas, que envolvem desde políticas públicas até mudanças de comportamento do consumidor.

Quatro cenários assumem a continuidade das políticas já existentes ou anunciadas: (i) New Momentum, da BP, (ii) Waves, da Shell, ambos com projeção até 2050; (iii) Reference, da OPEP, até 2045; e (iv) Stated Policies, da IEA, também até 2050.

Outros três cenários assumem mudanças sociais e setoriais mais profundas. O Net Zero, da IEA, considera um crescimento das políticas e dos investimentos em energia limpa de modo a cessar as emissões de carbono do setor energético até 2050 e atingir os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris. Esse também foi o foco da BP em no cenário construído para incorporar o resultado de medidas voltadas à redução das emissões: Net Zero; assim como o Sky 1.5 da Shell.

A maioria dos cenários mostra um ponto de inflexão no quinquênio 2025-2030 e as linhas cheias projetam uma queda mais acentuada da demanda, considerando o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris em 2015.