Compliance

What we do


IBP works with members and experts to develop policies and guidance covering all sectors and requirements of the oil, gas and biofuels industry. Read below about our activities, advocacy, initiatives and priorities for each of our areas of focus.


A parceria contínua da alta administração, de colaboradores e de associados é fundamental para o crescimento do nosso instituto e para a construção de uma indústria cada vez mais sólida e sustentável no país.

O IBP é a força impulsionadora e o representante institucional do setor de petróleo, gás e energia do Brasil. Conforme nossa organização e o mercado de O&G evoluem, é de vital importância que mantenhamos os mais altos padrões de ética e excelência em todas as nossas atividades e na consecução dos objetivos do Instituto.

Nossa conduta ética é o combustível que amplifica a nossa voz para além das nossas instalações e constrói o alicerce da nossa organização. Assim, envidamos esforços para nos tornarmos um fórum de discussão e difusão da cultura de integridade junto à sociedade, por meio dos nossos projetos educacionais e das ações coletivas da comissão, permitindo-nos atingir todos os níveis da nossa cadeia de produção.

 

Elementos do Compliance


Nosso programa de compliance trata de: (1) Governança Corporativa, (2) Responsabilidade social, (3) Meio ambiente e sustentabilidade, (4) Relacionamento com o poder público, (5) Interação entre colaboradores, (6) Integridade financeira e contábil, (7) Confidencialidade e tratamento de informações privilegiadas, (8) Comunicação, (9) Conflito de interesses, (10) Fornecedores e prestadores de serviço, (11) Combate à corrupção, (12) Contribuições, doações e patrocínios, (13) Lavagem de dinheiro, (14) Regras para o comércio, e (15) nosso canal de ética.

 

Nossos Valores


Integridade

Fazemos o que é certo, assumimos uma conduta ética, transparente, isenta e apartidária. Focamos exclusivamente temas de interesse geral da indústria, respeitando a legislação, regras e contratos, não atuamos em questões comerciais e não defendemos ou apoiamos partidos políticos.

Liderança

Atuamos com liderança, excelência e embasamento técnico para o desenvolvimento da indústria, visando a melhoria do ambiente de negócios, o estímulo à livre competição e à atração de investimentos.

Sustentabilidade

Somos responsáveis pelo desenvolvimento de ações que promovam as melhores práticas em saúde, segurança e meio ambiente, visando a sustentabilidade da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Pessoas

Valorizamos o capital humano e estamos comprometidos com a promoção da diversidade, certos de que as diferenças são uma fonte de força e um ingrediente essencial para o nosso sucesso.

 

Documentos


Código de ética

O Código de Ética do IBP é a base do nosso programa de integridade e propõe direcionar a conduta em todo o setor de petróleo e gás. Ele explica padrões e responsabilidades éticas e legais que devem orientar nossas atividades e condutas, bem como as expectativas em relação a nossos Associados. O objetivo do documento é garantir e promover a transparência e a integridade na condução das atividades do Instituto e também no seu relacionamento com todas as partes interessadas.


[Download]

 

Pacto de Integridade

O Pacto de Integridade, lançado na Rio Oil&Gas 2018, é um compromisso do grupo que reúne representantes de 14 empresas associadas ao Instituto – Petrobras, Shell, BP, Chevron, Halliburton, Repsol Sinopec, Schlumberger, Equinor, Aker Solutions, BHGE, Ocyan, Siemens, Total e TechnipFMC – com a observância de um alto padrão de integridade na condução de suas atividades, visando a promoção de um modelo de negócios ético, sustentável, transparente, ambiental e socialmente responsável.


[Download]

 

Guia de Boas Práticas

Decorrente do Pacto de Integridade da Indústria de Óleo, Gás e Biocombustíveis, este Guia é o resultado do segundo trabalho da Comissão de Compliance, com o apoio do Instituto Ethos e do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Seu objetivo é transmitir de forma simples e sintética diretrizes básicas para a adoção de um programa de integridade, adequado aos riscos do setor.


[Download]

 

Canal de Ética


O IBP fornece um canal de comunicação seguro e confiável, munido de mecanismos de segurança para garantir o anonimato do denunciante. As denúncias podem ser encaminhadas através do nosso canal de ética

 

Comissões


As iniciativas da Comissão intencionam se tornar uma referência para a indústria de óleo e gás em matéria de combate à corrupção e conquistar a adesão de mais empresas do setor. Seu objetivo é ampliar o acesso à informação e corroborar com a difusão de um alto padrão de integridade na condução das atividades pertinentes ao setor.

Comissão de Compliance

 

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões técnicas do IBP, entre em contato com a Área de Relacionamento.

Back