Notícias

Nesta terça-feira, 20 de maio, foi realizada a primeira edição do ‘Café com Associados’, na sede do IBP, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de representantes de 19 empresas associadas, incluindo alguns dos novos associados de 2025: Alvarez & Marsal Consultoria em Engenharia, BTG Pactual, LGE Comércio e Serviços LTDA, Machado Meyer Advogados, Oceanserv Serviços e Locação de Equipamentos LTDA, Ouronova, Pan American Energy do Brasil LTDA, Souto Correa Advogados, IPB GR Indústria Mecânica LTDA e Aguiar, Lisboa e Monteiro Advogados.

Para dar início as apresentações, Claudia Rabello, Diretora Executiva Corporativa do IBP, desejou boas-vindas aos novos associados e agradeceu a presença de todos que já são parceiros do Instituto. “Há 68 anos o IBP gera conhecimento e faz conexões, pilares que sustentam nossa atuação em representação, advocacy e desenvolvimento do setor. Em um ano em que o Brasil sediará a COP30, é fundamental levarmos a nossa narrativa e mostrarmos que o setor de energia também é parte da solução. A proximidade com os associados é essencial para seguirmos construindo juntos esse caminho.”

Em seguida, o Gerente de Sustentabilidade do IBP, Carlos Victal, apresentou as iniciativas do Instituto para a COP30 e destacou a importância da presença ativa do setor de petróleo e gás no evento. Ele reforçou que o IBP está comprometido em construir uma participação qualificada, técnica e representativa, com o objetivo de defender a reputação do setor e contribuir para o debate climático global.

“O IBP vai à COP30 com um papel claro: representar o setor de petróleo e gás brasileiro, mostrando que somos parte da solução para os desafios da transição energética. Estamos organizando eventos, promovendo engajamento com associados, jovens e a sociedade, além de estabelecer parcerias estratégicas. Queremos chegar a Belém com a cabeça erguida, levando uma narrativa consistente, baseada em conhecimento, legitimidade e colaboração com diversos stakeholders globais.”

Após a abertura, Clarissa Lins, sócia-fundadora da Catavento — consultoria em estratégia e sustentabilidade —, apresentou o estudo “IBP rumo à COP30”. Fruto de uma parceria inédita entre o IBP e o Instituto Clima e Sociedade, o trabalho busca contribuir com uma narrativa propositiva da indústria de óleo e gás frente aos compromissos climáticos globais. Clarissa destacou a importância do diálogo entre setor e sociedade civil e elogiou a postura aberta do IBP diante dos desafios da transição energética.

“A indústria, pela liderança do Ardenghy e com o apoio da diretoria, demonstrou coragem ao abraçar esse tema com proatividade. Não é comum vermos esse tipo de postura em outros países. Aqui, o setor vai à COP30 de cabeça erguida, consciente de sua contribuição, dos desafios e da disposição em enfrentá-los com responsabilidade. Essa abertura ao diálogo, inclusive com representantes da sociedade civil, é um passo importante para construir soluções reais e justas”, disse ela.
Em seguida, os associados tiveram a oportunidade de fazer networking e conversar tanto sobre os temas abordados no evento quanto fortalecer conexões e parcerias entre si.

Seja um Associado!
Os associados do IBP completam a cadeia produtiva do conhecimento e se beneficiam diretamente da estrutura e dos serviços oferecidos pela instituição. Tornar-se um associado traz uma série de vantagens, como a ampliação da rede de contatos e do engajamento com lideranças do setor, o fortalecimento da qualificação profissional com condições especiais, a participação em comissões e grupos de trabalho, além do acesso a eventos exclusivos e conteúdos estratégicos. Conheça todos os benefícios de ser um associado clicando aqui.