Observatório do Setor

Criada em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) tinha dentre seus objetivos coordenar políticas entre seus membros e garantir a estabilidade do mercado de petróleo diante do tamanho da sua produção coletiva. Após chegar a atingir 50% da produção global nos anos 70, a participação do grupo tem flutuado em torno de 40% nas últimas décadas.

Desde o início de 2020, os holofotes se voltaram para Organização, primeiro por causa da queda da demanda gerada pela pandemia da Covid-19, que culminou no acordo histórico de corte de produção da OPEP e aliados para reequilibrar o mercado; e nos últimos meses diante da guerra entre Rússia e Ucrânia, que catapultou os preços internacionais num momento em que a recuperação da oferta vinha aquém do recuperação da demanda.

Nesse contexto, diversos lideres mundiais têm apelado para que a OPEP eleve sua produção rapidamente, de modo a reduzir os preços internacionais do petróleo, que, por sua vez, têm elevado as pressões inflacionárias mundo afora.