Observatório do Setor

 

Em 2020, a OPEP e aliados, grupo conhecido como OPEP+, concordaram em reduzir a produção de petróleo em quase 10 milhões de barris por dia (b/d) diante dos efeitos causados na demanda pela pandemia da Covid-19. No ano seguinte, com o avanço das campanhas de vacinação e a reabertura das economias, a demanda por petróleo voltou a crescer, não sendo acompanhada em igual ritmo pela oferta, pressionando os preços internacionais para cima. A dificuldade de elevar a produção global de petróleo foi realçada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e as consequentes sanções contra o governo russo, que acabaram por atingir os fluxos globais de petróleo e derivados.

Em outubro de 2022, a OPEP+ anunciou um corte de 2 milhões b/d na produção do petróleo a partir de novembro, o maior desde 2020. Essa decisão é uma tentativa de reverter a recente queda nos preços do petróleo.

Em agosto de 2022, a Rússia observou uma queda em sua produção de cerca de 240 mil b/d a menos que o patamar de dezembro de 2021.  Contudo, nota-se que a produção total da OPEP+ em agosto foi cerca de 820 mil b/d maior ante dezembro do ano passado.