Notícias

O IBP avalia como positivo o resultado da 3ª Rodada da Oferta Permanente, conduzida pela ANP, para licitação de blocos para exploração e produção de petróleo e gás ocorrida nesta quarta-feira (13).

O leilão atingiu arrecadação de R$ 422,4 milhões em bônus de assinatura. Foram arrematados 59 blocos, demonstrando a atratividade do modelo. Destaque para a diversidade de atores que arremataram os blocos em terra, consolidando a pujança da atividade.

Com esse resultado, o IBP antevê a execução e contratação de volumosos investimentos e, consequentemente, geração de emprego, renda, divisas e receitas em tributos para os entes governamentais.

Nesse contexto, o IBP reconhece um ambiente de negócios atrativo para os investimentos, onde o país possa aproveitar a atual janela de oportunidade, que contribuirão para a segurança energética em período de transição para uma economia de baixo carbono.

O IBP ressalta, ainda, o trabalho feito pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na formulação de políticas públicas para melhoria da atratividade das áreas e o importante papel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no planejamento e promoção de Licitações de Oferta Permanente.