Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizou na última sexta-feira, dia 17, o lançamento do Caderno de Boas Práticas de E&P – Diretrizes para Licenciamento Ambiental de Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra (REATE 2020).

Construído com participação da sociedade técnica, governamental e civil, o caderno conta com a assessoria e curadoria do Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SMS) e do Comitê Onshore e Águas Rasas, ambos do IBP, e aborda boas práticas voltadas à aplicação e desenvolvimento de condutas baseadas no Reate 2020 – Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres.

Responsável pelas boas-vindas do evento, Flávio Vianna, diretor executivo de E&P do IBP, destacou o sucesso do segundo leilão de licitação dos volumes excedentes da cessão onerosa realizado no mesmo dia. O diretor sinalizou a importância do REATE para a melhoria do ambiente regulatório e consequente desenvolvimento da indústria.

“Esse caderno foi escrito por profissionais de altíssimo gabarito da indústria de petróleo e consultoria independente, com contribuição dos órgãos ambientais e das secretarias estaduais de meio ambiente. A grande expectativa é a efetividade do uso desse caderno pelas empresas, pelos órgãos estaduais, esperando que assim os objetivos do REATE sejam alcançados, ou seja, dar dando celeridade, e transparência e previsibilidade aos processos de licenciamento ambiental e prosseguir permitir um ambiente que possa haver o aumento da produção onshore com a devida proteção ambiental. “ afirmou Anderson Cantarino, gerente de SMS e Operações do IBP e apresentador do evento”.

O evento, em formato híbrido, contou com a participação de diversos profissionais da área. Rafael Bastos, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) realizou uma breve apresentação e destacou a relevância do trabalho do IBP e dos cadernos de boas-práticas lançados anteriormente. O secretário também registrou a participação dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) na produção do caderno e sua importância para o desenvolvimento do tema e das atividades onshore.

Participaram ainda do evento Anabal Santos, secretário executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Glauce Maria Botelho, Superintendente Adjunta da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Francisco José Marcelo Pereira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de Carlos Agenor, Diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural e Maria Ceicilene Aragão Martins, Chefe da Assessoria Especial de Meio Ambiente, ambos membros do MME.

Acesse aqui e baixe gratuitamente o Caderno de Boas Práticas de E&P – Diretrizes para Licenciamento Ambiental de Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra (REATE 2020)