Notícias

Apesar de impactar na qualidade de vida de todos, sobretudo dos mais pobres, os efeitos das mudanças climáticas são sentidos de maneira diferente entre homens e mulheres. É o que ilustra o infográfico “Desigualdade de Gênero e Mudanças Climáticas”, elaborado pelo time de Análise Econômica do IBP e já disponível para download gratuito aqui.

Com base em fontes renomadas – como ONU Mulheres, OMS e BID, entre outras -, o material traz dados que mostram que, em nível global, as mulheres têm chances 25% maiores de viverem em situação de extrema pobreza; que apenas 63% das que estão em idade ativa no mundo estão na força de trabalho, comparado com 94% dos homens; e que elas realizam, em média, três vezes mais cuidados não remunerados e trabalhos domésticos.

O infográfico aponta ainda exemplos de como as mudanças climáticas podem agravar esse quadro, já que alguns dos efeitos desproporcionais em mulheres e meninas incluem desde uma maior probabilidade de ferimento e de morte em decorrência de desastres naturais até a disseminação de doenças que estão associadas a piores resultados maternos e neonatais.

Além disso, o factsheet reforça a importância da inclusão de uma perspectiva de gênero nos planos de ação climática que vá além de uma questão de justiça e de equidade.

Baixe aqui o infográfico “Desigualdade de Gênero e Mudanças Climáticas”.