Notícias

No último sábado, duas das principais instalações da Árabia Saudita, o segundo maior produtor de petróleo no mundo, foram atacadas por drones. O impacto foi rápido: o preço do barril disparou e os mercados globais acompanham de perto como esse corte na produção saudita vai repercutir.

Conheça, a seguir, cinco livros que ajudam a compreender as forças políticas e econômicas globais que movimentam a indústria de O&G, além de explicar o cenário geopolítico atual.

Todas as obras podem ser encontradas Centro de Informação e Documentação Hélio Beltrão (CID) do IBP, que conta com um patrimônio de mais de  30 mil obras, representando um dos principais serviços informacionais do setor de O&G no Brasil.

Geografia e Geopolítica do Petróleo, de Frédéric Monié e Jacob Binsztok.

Sobre o livro: A obra apresenta uma caracterização geral da evolução da indústria petrolífera, dos primórdios até a contemporaneidade. Enfatiza a presença das corporações multinacionais do setor e sua importância na integração regional da América do Sul.

O Petróleo: Uma História Mundial de Conquistas, Poder e Dinheiro, de Daniel Yergin.

Sobre o livro: Vencedor do prêmio Pulitzer, o livro coloca o petróleo no centro das decisões mais importantes do século XX, revelando de que maneiras ele influenciou guerras, suscitou transformações tecnológicas e gerou as maiores riquezas do planeta. Nesta edição, o leitor brasileiro poderá encontrar também um epílogo com informações essenciais sobre o contexto brasileiro e as perspectivas do pré-sal.

A Busca: Energia, Segurança e a Reconstrução do Mundo Moderno, de Daniel Yergin.

Sobre o livro: Aqui, o autor que é referência internacional no assunto demonstra que a questão energética é o motor de transformações políticas e econômicas globais da atualidade. São abordadas as formas de energia tradicionais sobre as quais nossa civilização se ergueu e as novas fontes que prometem substituí-las.

Understanding oil prices: a guide to what deives the price of oil in today’s markets, de Salvatore Carollo.

Sobre o livro: Neste guia, Carollo traça as vastas mudanças estruturais que ocorreram na indústria do petróleo, nas últimas quatro décadas, identificando seus fatores econômicos, sociais e geopolíticos e analisando suas consequências na economia global.

Energy and Civilization: A History, de Vaclav Smil.

Sobre o livro: Neste livro, que é uma versão atualizada e ampliada de Energy in World History (1994), Smil incorporou uma enorme quantidade de material novo, refletindo os dramáticos desenvolvimentos nos estudos de energia nas últimas duas décadas e suas próprias pesquisas ao longo desse tempo.

O CID

A biblioteca e a consulta local do material são abertas a todos os públicos de forma gratuita. Associados IBP podem aproveitar benefícios adicionais, como empréstimo de obras, acesso as publicações digitais produzidas pelo instituto e uso privativo das salas de reuniões da biblioteca. Consulte aqui o acervo online.

Não é um Associado IBP? Saiba todas as vantagens de fazer parte da Casa da Nossa Indústria.