Docentes

João Paulo Pereira Nunes

Atua há 14 anos na Petrobras como geofísico de reservatórios. Consultor técnico da área de tecnologias de reservatórios, sua atividade se concentra nas áreas de geofísica, geomecânica e petrofísica, com foco na abordagem multidisciplinar da física de rochas em projetos de desenvolvimento da produção. Possui doutorado em engenharia de petróleo pelo Imperial College London e é autor de diversos artigos técnicos sobre injeção de CO2 e física de rochas.

Luiza Cristina de Moura

Possui graduação em Químico Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1983), graduação em Bacharel e Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordena o Laboratório de Catálise e Química Ambiental (LACQUA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: compostos lamelares, heteropoliânions, biocombustíveis, materiais híbridos metal orgânicos (MOFs – Metal Organic Frameworks) e captura de CO2.

Jussara Miranda

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), com ênfase em Bioinorgânica de aminoácidos. Atualmente é professora associada do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Laboratório de Catálise de Química Ambiental- LACQUA e o Laboratório de Análises de Biocombustíveis e derivados de Petróleo- LAbiPetro. Foi coordenadora do Programa de Formação de Recursos Humanos na área de Químico do Petróleo e Biocombustíveis do Instituto de Química da UFRJ (PRH 01) de 2005 a 2018 e a partir de 2019, é coordenadora do novo Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis- agora PRH20. Áreas de atuação: Química ambiental e Educação Ambiental; Sustentabilidade mediada pela Captura e Conversão de CO2; Síntese de materiais híbridos metal orgânicos (MOFs- metal organic frameworks) e de catalisadores metálicos; complexos metálicos com atividade biológica e carreadores de fármacos. Já orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de monografias e projetos de iniciação científica. É atualmente, pesquisadora e docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do Instituto de Química (PEQui UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Química- PGQU/IQ-UFRJ.

Viviana Coelho

Engenheira química pela Universidade Federal do Paraná, bióloga pela PUC-PR, com mestrado em tecnologia ambiental pelo Imperial College em Londres, MBA em administração avançada pela COPPEAD, pós-graduação em inovação pela UNICAMP e extensa formação executiva em instituições como INSEAD, IMD, Universidade de Cambridge e London Business School.

Na Petrobras há 17 anos, atualmente está à frente da gerência corporativa de Emissões, Eficiência Energética e Transição para Baixo Carbono. Representa a Petrobras no Comitê Executivo da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI) e no grupo de Climate Change da IPIECA.  Anteriormente, atuou em diversas funções nas áreas de Downstream e no Centro de Pesquisas (CENPES), dentre elas como gerente geral dos portfólios de inovação em gás, energia e desenvolvimento sustentável.

Anterior à Petrobras, atuou como consultora para multinacionais de múltiplos segmentos em vários países, destacando-se a atuação em processos de M&A e de recuperação ambiental e apresentando entendimento das tendências e economicidade em inovação e sustentabilidade e seus efeitos sobre a sociedade, mercados e empresas individuais ao redor do mundo.

 

Ana Paula Fonseca

Engenheira Química formada pela Escola de Química da UFRJ, e Engenheira de Processamento com 17 anos de experiência na Petrobras. Atuou no Centro de Pesquisa da Petrobras de 2004 até 2013, com experiência na área de Engenharia Básica do E&P; e coordenando por 5 anos o Programa Tecnológico de Gás Natural nas áreas de P,D&I do E&P, e Energia e Desenvolvimento Sustentável. Os últimos 7 anos foram dedicados ao Gerenciamento de Projetos de Investimento, na Diretoria de E&P, coordenando Estudos Conceituais de Projetos de Desenvolvimento da Produção em diversas áreas. Forte perfil técnico multidisciplinar, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na área de Petróleo e CO2 pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ; e Especialização em Engenharia de Petróleo pela PUC-RJ.

Pietro Mendes

Estágio pós-doutoral na Beddie School of Business na Simon Fraser University (SFU). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ).

Gustavo Moure

Atua na área de Baixo Carbono desde 2000, com diversos projetos de pesquisa com a Academia Brasileira. Em 2004, tornou-se representante da Petrobras no consórcio CO2 Capture Project, onde coordenou o primeiro teste mundial em escala de demonstração de captura de CO2 em unidades de FCC. Em 2012, assumiu a posição de Diretor de Tecnologia na startup holandesa BiCHEM Technology B.V., para desenvolver tecnologia de produção de biocomponentes de diesel. Em 2016 passou a atuar também na área de inovação aberta, com enfoque em startups. Em 2017, passou a ser um dos representantes da Petrobras no fundo de investimento da OGCI – Oil and Gas Climate Initiative, com foco em tecnologias de Baixo Carbono.
Em setembro, Gustavo deixou a Petrobras, mas continua atuar nos temas de Baixo Carbono, inteligência competitiva e inovação aberta.

Oswaldo dos Santos Lucon

Doutor em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Mestre em Tecnologias Limpas, Engenharia Química e de Processos, Universidade de Newcastle, Reino Unido. Advogado e Bacharel pela Faculdade de Direito e Engenheiro Civil pela Escola Politécnica, ambas da USP.

Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Assessor em Mudanças Climáticas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Autor da PEMC – Política Estadual de Mudanças Climáticas, Lei 13.798 de 2009. Engenheiro concursado na CETESB. Ex-membro do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo.

Bolsista da Comissão Fulbright e do Governo Britânico. Professor visitante em Ciências e Políticas Ambientais na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Professor Colaborador do Instituto de Energia e Ambiente – IEE , Universidade de São Paulo. Professor de Direito Ambiental na Fundação Getúlio Vargas, Pontifícia Universidade Católica e na Escola Superior de Procuradoria do Estado de São Paulo. Professor de Engenharia no Instituto Mauá de Tecnologia, na Fundação Armando Álvares Penteado, na Faculdade de Engenharia Industrial e Faculdade Santa Cecília de Santos. Professor de Ciências Ambientais na Universidade de Uberaba e na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Pesquisador em Energia no Centro Nacional de Biomassa e no Centro de Pesquisa em Inovação de Gás da USP. Autor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Desde 1996 autor do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Emílio Matsumura

Possui graduação e doutorado em Economia pela PUC-Rio. De 2012 até 2020, foi Assessor da Presidência na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), tendo, dentre outras atribuições, a coordenação executiva do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. Ainda na EPE, foi Superintendente-adjunto e Assessor da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos entre 2006 a 2012. Sua experiência profissional inclui a atuação como consultor econômico da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e de instituições financeiras, administrador-assistente dos Fundos Internacionais do BBM Asset Management, além de revisor técnico e parecerista em publicações acadêmicas. Atualmente, leciona Microeconomia e Econometria no IBMEC.

Sverre Overå

Gerencia grandes projetos de investimento para a Equinor há mais de 20 anos. Ele foi gerente de projeto do TCM (CO2 Technology Center Mongstad, o maior centro de teste do mundo para captura de CO2) nas fases de projeto e construção, de 2006 a 2012, antes de se mudar para o Rio e chefiar o portifólio de projetos de modificação da Equinor no Brasil. Em 2016, ele retornou ao CCS quando se tornou diretor de projeto para o Northern Lights, um elemento-chave do projeto de demonstração em escala real do estado norueguês “Longship”.