Portal das Comissões

Transporte Dutoviário
Portal das Comissões » Comissões Técnicas » Transporte Dutoviário

Gerente Responsável IBP: Carla Imbroisi – Gerente de Logística

Coordenador (a): Marcelino Guedes – Petrobras Transporte

Vice-coordenador (a): a definir

Assessor (a): Nathália Geronazzo
 

Sobre a comissão:

A Comissão de Transporte Dutoviário tem por finalidade promover a atividade dutoviária brasileira para o transporte de petróleo, gás e biocombustíveis, considerando os aspectos relativos à segurança e preservação do meio ambiente.

Com o suporte de um Comitê Técnico formado por 40 técnicos renomados do segmento, a Comissão organiza, a cada dois anos, a Rio Pipeline Conference and Exhibtion, reconhecida como uma das principais conferências na área de dutos em todo mundo. O evento conta com o apoio da Pipeline Systems Division da ASME – American Society of Mechanical Engineers, além de outras importantes instituições nacionais e internacionais, a exemplo da ARPEL – Associação Regional das Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Amerérica Latina e Caribe, que promove importante intercâmbio com as operadoras latino-americanas de dutos.

Compartilhar experiências operacionais e as melhores práticas de gestão, conhecer as inovações e os desafios tecnológicos da área de dutos estão entre os objetivos da Conferência, que atrai cerca de 1000 participantes, de 20 diferentes países, com ampla representatividade do segmento.

O trabalho da Comissão está pautado no aprimoramento dos profissionais da área e na integração de seus diferentes agentes que atuam com: operação, construção&montagem, engenharia, P&D, treinamento, meio ambiente, serviços, além de órgãos reguladores e associações afins.

O acompanhamento da regulação do setor está entre as prioridades do grupo, tendo dado suporte para a elaboração da proposta de minuta do RTDT – Regulamento Técnico de Dutos Terrestres, implementado pela ANP em 2011.

O estudo “Planejamento da Infraestrutura Dutoviária de Derivados no Brasil”, desenvolvido pela Comissão em parceria com o Instituto de Logística e Supply Chain – ILOS em 2015, aponta a necessidade de investimentos da ordem de R$ 4 bilhões de reais em novos dutos para atendimento da demanda de combustíveis prevista para 2030, e ainda, outros R$ 2 bilhões em obras de ampliação e inversão de dutos existentes.

 

Missão:

Promover a atividade dutoviária brasileira para o transporte de petróleo, gás e biocombustíveis, considerando os aspectos relativos à qualidade, custo, segurança e preservação do meio ambiente.

 

Principais projetos:

2016 – Organização do Pipeline Tech Meeting, workshop para apresentação de desafios tecnológicos do segmento de dutos – com participação de 14 empresas – que ocorreu na Arena de Tecnologia, durante a Rio Oil & Gas;

2016 – Planejamento Rio Pipeline 2017 – Avaliação da junção com OTC Brasil;

2015 – Estudo de diagnóstico: Planejamento da Infraestrutura Dutoviária de Derivados no Brasil;

2015 – Participação na discussão da minuta do Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional de Sistemas Submarinos – SGSS;

2010 – Suporte à elaboração da proposta de minuta do Regulamento Técnico para manutenção e operação de dutos terrestres – RTDT (2010);

2004 a 2014 – Apoio a formação de jovens profissionais no segmento de dutos. Financiamento de bolsas no curso de Engenharia de Dutos da PUC/RJ;

1997 a 2015 – Realização da Rio Pipeline Conference and Exhibition.

 

Área restrita exclusiva  para associados, participantes desta comissão.

Conteúdo restrito. Faça login para ter acesso.

Esqueci minha senha

Voltar

Fale com a Comissão

ANUÁRIO DAS COMISSÕES

*Se estiver com problemas para visualizar o PDF no Chrome, instale a extensão PDF Viewer.