Portal das Comissões

Biodiesel
Portal das Comissões » Normalização » Biodiesel

Responsável IBP: Nathalia Feitosa

Coordenador (a): Gisele Vivas T. A. Monteiro – Petrobras

Sobre a Comissão de estudo -034:007.002

O IBP é a entidade credenciada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a elaborar normas para os diversos segmentos da cadeia de petróleo no país por intermédio de suas comissões, formadas por representantes das partes interessadas. As Comissões são regidas pelo Regimento Interno da ABNT, e estão abertas para profissionais das áreas específicas.

Entre os grupos que ajudam a estabelecer normas, está a Comissão de Estudos de Biodiesel, responsável pela normalização no campo do biodiesel referente a métodos de ensaio, manuseio e armazenagem, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos, atender aos órgãos reguladores e identificar as necessidades e interesses da indústria, defendendo-os nos foros nacionais e internacionais de normalização.

 

Principais Projetos:

2015 – ABNT NBR 15764:2015 — Determinação do teor total de ésteres por cromatografia gasosa.

2015 – ABNT NBR 15908:2015 — Determinação do glicerol livre, mono-di-triacilgliceróis e glicerol total por cromatografia gasosa.

2015 – ABNT NBR 15553:2015 — Determinação dos teores de cálcio, magnésio, sódio, fósforo e potássio por espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICPOES).

2014 – ABNT NBR 15512:2014 – Biodiesel – Armazenamento, transporte, abastecimento e controle de qualidade de biodiesel e/ou óleo diesel BX. (20 páginas).

 

 

Conteúdo restrito. Faça login para ter acesso.

Esqueci minha senha

Voltar

Fale com a Comissão

ANUÁRIO DAS COMISSÕES

*Se estiver com problemas para visualizar o PDF no Chrome, instale a extensão PDF Viewer.