Notícias

Já está disponível para download o e-book com as principais discussões da ROG.e 2024, antiga Rio Oil & Gas, um dos maiores eventos de energia do mundo, que foi realizado entre 23 e 27 de setembro daquele ano, na região portuária do Rio de Janeiro.

A publicação, resultado da parceria com a Alter Conteúdo, é dividida em cinco capítulos: “Transição entre o avanço gradual e a urgência climática”; “Geopolítica em transformação”; “Inovar para conectar com o futuro”; “Estratégias e desafios para o equilíbrio da matriz energética”; e “O futuro do capital humano”.

Essa estrutura reflete um mundo em transformação, o que também foi captado pelo Comitê Organizador. Com o lema “Conectando energias”, a edição foi marcada por uma nova marca: a conferência, que já era conhecida do público há mais de 40 anos, trouxe o “e” para, além do petróleo e gás, incorporar as energias que moldarão o futuro.

Essa mudança se traduziu também nas discussões, com a inclusão de blocos temáticos, como “Soluções de Baixo Carbono”, “Pessoas, Cultura e Sociedade” e “Financiabilidade da Transição”. Os eventos paralelos também trouxeram novidades, como o iUP Innovation Connections – um espaço voltado inteiramente para inovação -, o Fórum de Diversidade, Equidade & Inclusão e uma Arena de Renováveis e Biocombustíveis.

Acesse aqui o e-book da ROG.e 2024.

Principais insights sobre inovação

O iUP, hub de inovação da indústria de O&G e energia, também lançou recentemente o e-book “Tendências e Inovação no Setor de Óleo e Gás”.

O material foi elaborado em parceria com a BIP a partir das discussões do iUP Innovation Connections, um espaço inteiramente dedicado à inovação na programação da ROG.e 2024 – uma das novidades da edição.

O documento destaca a transformação digital no setor de O&G, com uso intensivo de IA, IoT e Computação Quântica para otimizar operações, além de apontar avanços em manufatura aditiva e soluções sustentáveis, como o hidrogênio verde. Reforça, ainda, a importância da cultura de inovação e da formação de talentos. A colaboração entre governo, empresas, academia e sociedade é vista como essencial para escalar tecnologias e acelerar a transição energética.

Acesse aqui o e-book “Tendências e Inovação no Setor de Óleo e Gás”, do iUP.