Observatório do Setor

Desde a última década, a demanda global por gás natural observou um crescimento constante, impulsionada pelo crescimento econômico, que levou a uma maior demanda por energia, políticas de mudança de carvão para gás natural para redução das emissões, além da maior competitividade do preço dessa commodity no mercado internacional.

Para as próximas décadas, a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) estimou a demanda global por cenário, que dependerá essencialmente das políticas governamentais adotadas, mudanças comportamentais da sociedade e evolução das fontes renováveis na matriz energética. No cenário Stated Policies (STEPS), o crescimento é de 28% até 2050, tendo como principal driver o setor industrial em economias emergentes e em desenvolvimento, em especial a China.

Por sua vez, o cenário inferior, Sustainable Development (SDS), a demanda cai quase 40% no mesmo período e considera uma queda em todas as regiões, exceto nas que são muito dependentes do carvão. Globalmente, os principais fatores afetando essa queda são a maior penetração das renováveis, melhoria da eficiência e a eletrificação da matriz, principalmente nas economias desenvolvidas.

Cenários IEA

Stated Policies (STEPS): reflete as políticas em curso e anunciadas pelos governos ao redor do mundo, avaliando seus potenciais e limitações à luz dos desenvolvimentos recentes;

Announced Pledges (APS): considera que os compromissos anunciados, inclusive as metas de longo prazo, serão totalmente cumpridas e nos prazos determinados;

Sustainable Development (SDS): especifica o caminho para que se atinja o acesso universal a serviços de energia confiáveis, sustentáveis e a preços acessíveis, tomando ações efetivas para combater as mudanças climáticas.