Notícias

A capacitação de voluntários para a terceira edição do projeto Trilha Empreendedora, fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e a ONG Junior Achievement, aconteceu no dia 30 de abril, na sede do instituto, no Rio de Janeiro. Ao todo, 20 novos voluntários estiveram presentes na formação para as atividades do primeiro semestre de 2019, cujo ciclo está previsto para começar este mês.

A Trilha Empreendedora é um projeto que busca combater a evasão escolar por meio da aplicação de uma sequência de programas estruturados nos pilares do empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho, dentro do currículo do ensino médio de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Esse ano, a Trilha continuará atendendo 24 escolas de 10 municípios do estado e, diferente dos outros anos, o programa será expandido para os alunos do 3º ano do ensino médio.

No primeiro semestre, para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, será aplicado o programa Conectado com o Amanhã, que possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre o futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre as competências comportamentais desejadas no mundo de trabalho.

Já no segundo semestre, os programas Empresa em Ação, que apresenta as principais características e o papel das empresas no sistema econômico do Brasil, Empresário Sombra, que dá a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um profissional da área de seu interesse, e Gerenciamento de Projetos/Habilidades para a Vida, que auxilia os estudantes a compreender, planejar, realizar, monitorar e avaliar um projeto próprio, serão aplicados para os alunos de todas as séries.

O projeto de voluntariado do setor de óleo e gás – Trilha Empreendedora – tem a participação de 18 empresas associadas do IBP: Aker Solutions, BP, Enauta, Equinor, Galp, Ipiranga, Karoon, Petrobras, Repsol Sinopec, SBM Offshore, Shell, Subsea 7, Supergasbras, Total, Technip FMC, Weatherford e Wilson Sons.