Notícias

Projetos de reciclagem de asfalto foram apresentados no webinar; segmento busca soluções que atendam à demanda da agenda ESG

O desenvolvimento de novos processos e tecnologias em pavimentos asfálticos com viés sustentável foi o centro do debate do 24º Encontro de Asfalto do IBP, realizado nesta terça-feira (3/5). A aproximação do segmento com ações ligadas à agenda ESG e aos compromissos de redução de emissões são oportunidades para agentes do mercado investirem em soluções ambientalmente viáveis.

Com a participação de Craig Good, diretor técnico da Arkema Road Science, Luciano Pivoto Specht, da Universidade Federal de Santa Maria, Kamilla Vasconcelos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e de Juliano Gewehr, executivo da Astec Industries, o webinar focou em ações que mostram como a reciclagem de pavimentos é um caminho que conjuga eficiência com benefícios sustentáveis.

“Temos benefícios ambientais da reciclagem como redução do custo de energia e também de manutenção do asfalto, assim como no número de emissões”, revelou Craig Good, da Arkema.

Já Luciano Pivoto, professor da UFSM, ressaltou que a reciclagem do pavimento permite a aplicação de uma série de possibilidades. Além disso, testes mostraram ganhos a partir do uso do RAP (Reclaimed Asphalt Pavement). “Ao aumentar o teor de RAP em mistura a frio temos crescimento da resiliência e isso tem impacto positivo no dimensionamento do pavimento. Na medida que aumenta o teor de RAP, a base ganha rigidez”, explicou Pivoto.

Inserir o segmento na agenda ESG foi um ponto trazido por Kamilla Vasconcelos, pós-doutora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que percebe as grandes empresas olhando com mais atenção para esse pilar de sustentabilidade. “Encontrar esse equilíbrio e como nossa cadeia consegue, de algum jeito pela reciclagem, auxiliar na agenda do desenvolvimento sustentável é um desafio”.

Juliano Gewehr, executivo da ASTEC, empresa fornecedora de tecnologias de infraestrutura, mostrou que o uso do asfalto reciclado apresenta ganhos de segurança. “A vantagem de reciclar com asfalto é que as pedras não são diretamente ligadas. Por ter pontos de conexão se houver alguma trinca, não haverá rompimento do material”, revela.

Confira a gravação do 24º Encontro de Asfalto do IBP aqui.