Notícias

Principais representantes do setor debaterão o novo mercado de energia no Brasil

O Rio de Janeiro receberá, de 8 e 10 de agosto deste ano, a 13ª edição da Rio Pipeline 2023. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) na EXPO MAG, no Rio de Janeiro, o evento faz parte do calendário internacional de conferências sobre o mercado de dutos no Brasil e no mundo. Sob o lema “Conhecimento e Energia para um novo mercado”, a abertura terá a presença de Roberto Ardenghy, presidente do IBP; do Senador Laércio Oliveira (PP-PE); Rodolfo Henrique Saboia, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP); Rogério Manso, presidente da ATGás; e Angela Regina Livino, presidente interina da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Nos demais dias, CEOs e convidados vão aprofundar o entendimento da abertura do mercado de gás no Brasil, discutir a expansão do setor com a entrada de novos agentes e abordar a confiabilidade e competitividade da indústria.

No primeiro dia, além da conferência de abertura, os CEO Talks terão Claudio Romeo Schlosser, da Petrobras, com moderação de Roberto Ardenghy; Erick Portela Pettendorfer, da NTS, com moderação de Cristina Pinho, ex-diretora-executiva corporativa do IBP e consultora do mercado de óleo e gás; e Sérgio Bacci, da TRANSPETRO, com moderação de Wagner Victer, ex-secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro e atual consultor da presidência da Petrobras. Ardenghy ressalta a presença de agentes estratégicos e especialistas na Pipeline. “Nossa indústria atingiu níveis de excelência, de segurança operacional e responsabilidade ambiental graças a todos os profissionais da área. É uma honra tê-los conosco para discutir um setor em constante evolução”, define o presidente do IBP.

Ao longo da Pipeline 2023, Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG; Erik da Costa Breyer, diretor-presidente da TBG; Philippe Darcis, Pipeline Technology Senior Director da TENARIS; Emmanuel Delfosse, EDF; e Sébastien Lahouste, diretor-presidente da Fluxys Brasil, compartilharão conhecimento sobre as novas demandas do mercado e como elas tendem a impulsionar a expansão da infraestrutura dutoviária no país, estabelecendo uma nova dinâmica comercial, com efeitos multiplicadores na cadeia de fornecedores e na economia nacional.

Sylvie D’Apote, diretora-executiva de Gás Natural do IBP e uma das moderadoras do evento, destaca a importância das plenárias. “Vamos focar nos novos projetos em produção de gás e a necessidade de crescimento da demanda. O aumento de oferta e da demanda é premissa fundamental para destravar investimentos em toda a cadeia: escoamento, processamento, transporte e distribuição”, adiantou Sylvie, que evidencia ainda a importância da clareza e previsibilidade no setor de dutos. No cenário atual, a definição de novos investimentos precisa prever, por exemplo, transportar outros tipos de gases ou outros tipos de combustíveis líquidos, como os emerging fuels, que são temas de plenárias nesta edição.

A maior feira da América Latina do mercado de dutos

Os números da Pipeline 2023 revelam o nível de detalhamento da conferência e a magnitude do evento. No total, além das cerimônias de abertura e encerramento, serão cinco CEO Talks, quatro plenárias, 12 sessões especiais, três workshops, 212 trabalhos técnicos de 15 países diferentes, 14 trabalhos e palestras convidadas e mais de 90 horas de palestras e conteúdo técnico oferecido ao público inscrito. Além disso, no período da tarde dos três dias de evento, o público em geral (inclusive não inscritos na feira) poderá acessar, gratuitamente, o material exibido por cerca de 70 expositores, que representam um aumento de 40% em relação a 2019.

Idarilho Nascimento, diretor de Relações Institucionais na Tenaris e Chair do Comitê Organizador da Rio Pipeline 2023, aponta como a Rio Pipeline se tornou referência no calendário internacional de eventos. “Um dos principais objetivos que definimos foi a internacionalização. Para isso, criamos quatro comitês: um organizador, um técnico, um internacional e um estratégico”, explica Idarilho, que compartilha a organização da Pipeline com Wong Loon, atual chair do Comitê Estratégico da Rio Pipeline 2023.

Wong diz que a feira é uma excelente oportunidade para engenheiros, gerentes e executivos de pipeline e logística, pois antecipa as oportunidades futuras deste mercado. “Um país continental como o Brasil está em constante crescimento para o interior e esse desenvolvimento econômico é sinônimo de dutos, responsáveis pelos transportes de altos volumes em grandes distâncias”, aposta.

A Rio Pipeline 2023 também terá sessões especiais, com espaço para a discussão da representatividade feminina na indústria de dutos do país, as women pipeliners, além do transporte dutoviário diante das mudanças climáticas, os novos desenvolvimentos offshore pelas novas operadoras, licenciamento ambiental e integração energética regional.

A edição 2023 da Rio Pipeline conta com patrocínio master da Petrobras; o patrocínio platinum da Transpetro, NTS, TAG e TBG; o patrocínio ouro da Tenaris; patrocínio bronze da PRIO; patrocínio cobre da GERDAU, Álvaro Aguiar Engenharia, Solar Turbines, Tory Tech; patrocínio Premium Arena da DNV e SLB/ENIVIBES; patrocínio Special Arena da Geogas, Rosen, Optasense e TDW, parceria de mídia do Pipeline Technology Journal e da epbr; apoio de mídia da Petro&Química, TN Petróleo e World Pipelines; apoio institucional da ABCM, AbeGás, Abemi, AbesPetro, Abendi, ABH2, Abimaq, Abitam, Abraco, Abramam, Arpel, Atgás, Brazil-Texas Chamber of Commerce, CTDUT, CTFF, YPI e YPP. Além disso, o evento conta ainda com o apoio do Governo Federal.

Serviço RIO PIPELINE 2023

Data: 8 a 10 de agosto de 2023

Horários:
Credenciamento a partir das 8h
Cerimônia de abertura (somente dia 08/08): das 8h30 às 9h30
Congresso: das 9h às 18h
Exposição (aberta ao público): das 12h às 20h

Local: EXPO MAG – R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Rio de Janeiro

Lema do evento: Conhecimento e Energia para um novo mercado

Mais informações aqui