Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) reunirá especialistas e profissionais no Rio Pipeline 2023, um dos principais fóruns de discussão sobre o mercado de dutos no mundo e o maior da América Latina. O evento ocorrerá entre os dias 8 e 10 de agosto, na Expo Mag, no Rio de Janeiro, sob o lema “Conhecimento e Energia para um novo mercado”, onde serão realizadas as discussões mais atuais sobre eficiência, qualidade, segurança e o futuro do segmento. CEO Talks, plenárias e sessões especiais vão abrigar os principais debates da feira. O Warm-up especial sobre esta edição, acontecerá no dia 20 de julho, na sede do IBP, gratuito e aberto ao público que se inscrever, antecipando as novidades exclusivas deste ano.

A programação diversificada para os três dias desta edição abordará temas desde os avanços regulatórios necessários, passando pela integração energética regional até os desafios das atividades de dutos no país. As discussões vão, ainda, aprofundar o entendimento da abertura do mercado de gás no Brasil, sobre a expectativa de expansão do setor de gás natural com a entrada de novos agentes, maior competição e atração de novos investimentos.

Neste cenário, convidados como Phillippe Darcis, Pipeline Technology Senior Director da TENARIS; Rogério Manso, presidente da ATGás; Emmanuel Delfosse, diretor presidente da EDF Norte Fluminense; Sébastien Lahouste, diretor presidente da Fluxys Brasil, e demais participantes também trocarão conhecimento sobre as novas demandas do mercado e como elas tendem a impulsionar a expansão da infraestrutura dutoviária no país, estabelecendo uma nova dinâmica comercial, com efeitos multiplicadores na cadeia de fornecedores e na economia nacional.

Na lista de temas já confirmados, os palestrantes vão abordar os novos desenvolvimentos offshore previstos pelas novas operadoras, o gerenciamento estratégico de ativos, a expansão de novos dutos e o licenciamento ambiental, a margem equatorial e a contextualização nas entradas dos dutos e outros tópicos relevantes para o segmento.

“Vamos entregar conteúdo técnico de alta relevância, networking e ambiente de negócios. Com a Rio Pipeline, queremos construir um canal de comunicação e uma relação de confiança entre a indústria e a sociedade, esclarecer os benefícios e a importância da atividade do mercado de dutos para o desenvolvimento do país”, afirma Roberto Ardenghy, presidente do IBP.

As discussões vão tratar ainda da agenda ESG e da transição energética para este segmento, avaliando questões que precisam de soluções inovadoras, como a preparação do transporte dutoviário para um futuro em que as mudanças climáticas e o combate ao aquecimento global demandam das empresas respostas rápidas para alcançar net zero.

Warm-up no dia 20 de julho aberto ao público e gratuito

Um encontro prévio para falar das novidades da Rio Pipeline e já indicar tópicos relevantes que estarão presentes na feira será realizado na sede do IBP no próximo dia 20 de julho, a partir das 18h. Na mesa do evento estarão Roberto Ardenghy, presidente do IBP, Idarilho Nascimento, diretor de Relações Institucionais na Tenaris e Chair do Comitê Organizador da Rio Pipeline 2023, Wong Loon, Chair do Comitê Estratégico da Rio Pipeline 2023, e Sylvie D’Apote, diretora-executiva de Gás Natural do IBP.

Os interessados em participar para saber mais sobre a preparação para esta edição da Pipeline, como será o retorno do modelo presencial e mais detalhes do segmento de dutos poderão se inscrever clicando aqui. Há limite de vagas para esta iniciativa na sede do IBP.

A edição 2023 da Rio Pipeline conta com patrocínio master da Petrobras; o patrocínio platinum da Transpetro, NTS e TBG; o patrocínio ouro da Tenaris; patrocínio bronze da PRIO; patrocínio cobre da GERDAU, Álvaro Aguiar Engenharia, Solar Turbines, Tory Tech; patrocínio Premium Arena da DNV; patrocínio Special Arena da Geogas, Rosen e TDW. Além disso, o evento conta ainda com o apoio do Governo Federal