Notícias

 

Nos últimos anos, a tecnologia e a inovação vêm ganhando importância dentro do setor de petróleo e gás como vetor de redução de custos e ferramenta essencial para o aproveitamento dos recursos disponíveis. Para se ter uma ideia da relevância do tema, estudos do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) apontam que mais de R$ 30 bilhões devem ser aplicados em pesquisas de desenvolvimento e inovação no Brasil até 2026.

De acordo com o Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro: Panorama 2019, elaborado pela Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) com base em dados nacionais divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os investimentos em pesquisas para o desenvolvimento e inovação no setor cresceram 66% de 2017 para 2018 – o que significa uma aplicação de R$ 2 bilhões no ano passado.

No segmento de dutos, a influência da transformação digital também já vem sendo percebida em toda a cadeia, desde a qualificação profissional até o aumento da eficiência e segurança operacional. Com a participação de especialistas de todo o mundo, a Rio Pipeline 2019, que acontece entre os dias 3 e 5 de setembro, no Rio de Janeiro, terá diferentes painéis dedicados às tecnologias digitais nesse mercado.

A lacuna de profissionais qualificados para atuar no setor, ganha ainda mais peso com a – Indústria 4.0 e seus componentes, sobretudo em um momento de entrada de  novos operadores de dutos no país . Nesse cenário, especialistas vão discutir aspectos relacionados com a necessidade da formação de competências dos profissionais interessados em atuar na área.

Em outra frente, executivos que atuam diretamente com a transformação digital da indústria de petróleo e gás participarão fórum sobre a era digital dos dutos a fim de identificar as vertentes tecnológicas atuais e sua inserção na cadeia logística de óleo e gás, destacando os potenciais ganhos de desempenho.

A programação da 12ª edição da Rio Pipeline pretende abordar estes e outros aspectos relacionados à esta indústria.

 

Confira as novidades no site do evento: http://www.riopipeline.com.br/