Notícias

Mais de trinta CEOs, vice-presidentes e diretores de empresas nacionais e estrangeiras farão palestras nos quatro dias do congresso

 

Pela primeira vez, o maior evento de petróleo e gás da América Latina terá um bloco dedicado às tecnologias digitais. Tradicionalmente, a Rio Oil & Gas é dividida em quatro blocos de debates que tratam de Exploração & Produção, Gás e Energia, Downstream (Refino e Abastecimento) e Gestão da Indústria. Nesta 19ª edição, foi adicionado o quinto bloco sobre tecnologias digitais, uma evolução na programação.

“A tecnologia digital está levando o setor à migração para a evolução preditiva e não preventiva, quando iremos construir ações absolutamente instrumentadas para maximizar a evolução digital. A tecnologia 4.0 está chegando a todas as indústrias, e a Rio Oil & Gas é um ponto de encontro para debater os impactos desse tema no setor de petróleo e gás. Esse é um dos diferenciais dessa edição”, destaca José Firmo, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), entidade que realiza o evento desde 1982.

A Rio Oil & Gas 2018, que acontece entre 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro, já tem a confirmação de mais de 30 CEOs, vice-presidentes e diretores de operadoras e prestadoras de serviço nacionais e internacionais, além de autoridades e integrantes da IEA (Agência Internacional de Energia) para palestrarem no congresso, aumentando ainda mais a qualidade do conteúdo da programação. Ao todo, a conferência terá mais de 200 palestrantes, 35 sessões especiais, além de plenárias, almoços-palestra, e apresentação de cerca de 600 trabalhos técnicos.

“O novo momento do Brasil no cenário de petróleo, com o retorno dos leilões, a alta do barril e a recuperação da indústria indicam que essa será a Rio Oil & Gas da retomada”, acrescenta Firmo.

Em 2016, a Rio Oil & Gas teve 4.177 participantes, o maior número de congressistas de todas as edições. A previsão do IBP para esse ano, no entanto, é que tenha um crescimento de 20% de público, levando 41 mil participantes ao Riocentro, entre congressistas, expositores e visitantes. A Rio Oil & Gas também impacta diretamente no turismo de negócios da cidade. O congresso movimenta mais de 30 hotéis do Rio de Janeiro, e a expectativa é de geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos na cidade.

 

Exposição e eventos paralelos

Neste ano, até o momento estão confirmados seis pavilhões internacionais – China, Inglaterra, França, Alemanha, Noruega e Israel – que concentrarão empresas desses países.

Também na área da exposição, estarão distribuídos os eventos paralelos que tratarão de temas transversais. São eles: Oil & Gas Techweek, Arena de Sustentabilidade e SMS, Arena Valor do Conhecimento, além de fóruns específicos sobre Downstream, Onshore, Descomissionamento, Certificação e Profissional do Futuro.

Na Oil & Gas Techweek serão discutidas tendências, tecnologias (internet das coisas, inteligência artificial, veículos autônomos), desafios e demandas futuras da indústria de óleo e gás. Também serão tratadas formas de estimular a inovação e de dialogar com a nova geração de profissionais digitais, além da apresentação de iniciativas do mercado para reduzir emissões de gases estufa, como captura de carbono e investimentos em outras fontes energéticas.

A Petrobras vai fazer na O&G Techweek um hackathon, uma maratona de programação em que “hackers” têm acesso a dados abertos e sistemas e trabalham durante horas a fio na construção de soluções tecnológicas de software e hardware. O hackathon será realizado com apoio da Fábrica de Startups.

Mais uma vez, o Sebrae organiza uma Rodada de Negócios com empresas âncoras e fornecedores. Nessa edição, a expectativa é de aumento de 30% em negócios gerados, comparado à edição passada, quando foram registrados R$ 181 milhões.

No Fórum de Downstream, terão destaque questões de relevância atual e geral, como logística, abastecimento e preços dos combustíveis;

A Arena de Sustentabilidade e SMS esse ano terá como foco, além da segurança operacional, a saúde ocupacional. No mesmo espaço, a saúde ocupacional será tratada em painel com especialistas do Hospital Albert Einstein, instituição de referência nacional.

A Rio Oil & Gas também terá mais uma edição do Profissional do Futuro, cujo objetivo é aproximar estudantes universitários com grandes gestores do setor. Haverá ainda um jantar com CEOs, que permite o contato e o intercâmbio entre jovens profissionais de até 35 anos, que possivelmente serão os futuros líderes da indústria, com 20 executivos que estão à frente das principais empresas da indústria de energia do país.

A programação completa pode ser acessada no portal www.riooilgas.com.br ou pelo app, disponível para download na Google Play ou na App Store.

 

 

SERVIÇO:                                                        

DATA: 24 a 27 de setembro de 2018

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: disponível no site www.riooilgas.com.br a partir de 27 de agosto

LOCAL: Riocentro – Rio de Janeiro

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Priscilla Caetano: + 55 (21) 2217-6580 / priscilla.caetano@fsb.com.br

Anna Gomide: +55 (21) 2217-6574 / anna.gomide@fsb.com.br