Notícias

Aproveitando o Dia Nacional da Inovação19 de outubro -, o IBP preparou um mês repleto de conteúdos sobre a temática. Para você ficar ainda mais por dentro, o Instituto elaborou um glossário com os principais termos e expressões do segmento de Tecnologia e Inovação.

Confira abaixo alguns dos principais termos e baixe aqui o material completo!

Aceleração: Processo construído para acelerar a evolução de uma empresa em estágio inicial para um mais avançado. Geralmente, os programas de aceleração envolvem mentorias com especialistas, além de produtos e serviços, e um pequeno investimento de capital.

Blockchain: Tecnicamente conhecido como “o protocolo de confiança” ou rede segura de informações. São blocos encadeados que carregam conteúdo junto a uma impressão digital. Em cadeia, o bloco posterior sempre tem a impressão digital do anterior e o seu próprio conteúdo – com essas duas informações, ele gera a sua própria impressão digital. O Blockchain possibilita a descentralização como medida de segurança.

Design Thinking: Abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa: as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento da solução – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (geralmente, envolve o trabalho com equipes multidisciplinares).

Ecossistema de Inovação: Ambientes que promovem articulações entre diferentes setores que entendem a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico da sociedade.

Scale-Up: Empresas que conseguem crescer de maneira escalável e sustentam esse crescimento por um prazo significativo (pelo menos, três anos) ao aplicar métodos sólidos e inovadores de gestão nos mais diferentes setores.

Que saber mais? Baixe aqui o glossário completo.