Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal entidade do setor, enxerga como muito positiva a iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME), liderado pelo Ministro Alexandre Silveira, para fomentar o desenvolvimento da indústria de óleo e gás, a partir do programa “Potencializa E&P”. O objetivo do programa é atrair investimentos em exploração de petróleo e gás natural.

A meta de transformar o Brasil no quarto maior produtor de petróleo do mundo é desafiadora, mas a indústria de petróleo brasileira já mostrou que tem capacidade técnica, tecnologia e recursos humanos para atender o crescimento da produção. A iniciativa do governo em apoiar o desenvolvimento das atividades de exploração e produção em campos maduros e também em áreas com grande potencial, mas ainda não exploradas, como Margem Equatorial, por exemplo, passa uma sinalização favorável aos agentes do mercado e investidores, e conta com total apoio do IBP.

O alinhamento entre governo e setor produtivo fortalece o mercado brasileiro, pois gera previsibilidade, segurança jurídica e credibilidade para atração de novos investimentos, fundamentais para o desenvolvimento do setor de óleo e gás que tem papel central no processo de transição e segurança energética.

A indústria de óleo e gás representa cerca de 15% do PIB industrial, com a estimativa de geração de mais de 445 mil postos de trabalho diretos ou indiretos ao ano na próxima década e cerca de US$ 180 bilhões em investimentos nesse mesmo período. Estimular o desenvolvimento do setor significa investir no crescimento da economia brasileira.