Notícias

Cerca de 30 participantes de diversas áreas (geociências, engenharia, computação e design) desenvolveram ​soluções inovadoras para problemas da indústria de óleo e gás durante o 1º Hackathon Kognitus, que aconteceu no fim de junho, no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Kognitus, empresa especializada na aplicação de tecnologias de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA), e teve apoio do IBP.

Durante dois dias um time de participantes com alto potencial inovador, empreendedor e colaborativo elaborou e apresentou ao júri as soluções aos desafios propostos pelos organizadores. Os temas eram: Geociência, Modelagem Preditiva de Sub-Superfície, Processamento Sísmico, Logística Offshore, Perfuração de Poços, Manutenção de Equipamentos e Otimização de Produção.

A equipe Petroboard tirou o primeiro lugar, com o desenvolvimento de uma plataforma online de mineração de dados petrofísicos. Segunda colocada, a equipe Starkers apresentou um aplicativo para identificação de rochas a partir de imagens com redes neurais. O terceiro lugar foi para a equipe Tracers, com o desenvolvimento de radioisótopos para monitoramento de fluidos em dutos. Os vencedores levaram prêmios de até R$5 mil.