Notícias

Um bate-papo informal e troca de experiências marcou a terceira edição do Webinar Liderança Feminina em Pauta. A transmissão bateu recorde de audiência entre as edições anteriores, com mais de 200 participantes online.

O vídeo completo com a transmissão do webinar está disponível no canal do IBP no Youtube.

Leticia Andrade, Vice-President Strategy and Portfolio da Equinor Brazil, e Luana Duffe, VP Subsea Projects & Country Manager da TechnipFMC Brasil, responderam dúvidas dos participantes sobre valores e comportamentos femininos, networking e planejamento de carreira.

De acordo com Leticia Andrade, a melhor forma das empresas ajudarem no desenvolvimento profissional das mulheres é acreditando nelas. “As mulheres podem ser desafiadas e incentivadas a aplicarem para vagas que não são tão óbvias”, respondeu.

A executiva citou o benefício da licença paternidade como um exemplo de apoio às mulheres. “A partir do momento que a empresa concede ao homem a licença paternidade, você iguala os candidatos já na hora do processo seletivo ou numa seleção interna, reduzindo a diferença de oportunidade”, explicou.

Luana Duffe acredita que o planejamento da carreira começa antes do ingresso no mercado de trabalho. Para ela conhecimento, comportamento e ambiente de trabalho são pilares que sustentam esse planejamento.

O pilar principal, na opinião da executiva, são os comportamentos e escolhas. “Ter humildade, saber pedir desculpas e ajuda, são pontos muito importantes, mas saber escolher um parceiro que valorize, reconheça e apoie as decisões da mulher é fundamental”.

Ambas ressaltaram a importância da auto-reflexão para o planejamento de carreira, que ajuda na tomada de decisões e no crescimento profissional. “Refletir sobre o que eu faço bem e o que me trouxe até aqui, é importante para criar um colchão de segurança que me apoie; reconhecer meus gargalos e conhecer bem minha equipe, que vai completar os meus gaps”, avaliou Luana.

Muitas mulheres tem insegurança de não preencher todos os requisitos para uma vaga, mas na avaliação de Leticia Andrade, “olhar para o copo meio cheio é o melhor caminho”. “Na nossa carreira a gente não tem que olhar só para o que a gente não sabe, mas para o que a gente faz bem. Fazer esse exercício é muito válido”, acrescentou.

 

A série Webinar Liderança Feminina em Pauta faz parte do Programa de Mentoria de Profissionais Mulheres da Indústria de Óleo & Gás, organizado pelo Comitê de Diversidade do IBP para debater sobre liderança feminina.

Mensalmente, temas variados serão discutidos pelas participantes.

Acompanhe a agenda dos próximos temas:

Setembro – Valores & Comportamentos Femininos – Parte II

Outubro – Crises: Liderança em momentos difíceis

Novembro – Alinhamento de Liderança: Empresa & Indivíduo

Dezembro – Autorreflexão: Fortalecendo e desenvolvendo capacidades e aptidões