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Representantes da indústria se reuniram, na última quarta-feira, dia 18, na sede do IBP, para o lançamento da 2ª edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa – exploração e produção de petróleo e gás, elaborado por Eloi Fernández y Fernández, Oswaldo A. Pedrosa Junior e António Correia de Pinho, e patrocinado pelo IBP.

A nova versão, que chega às prateleiras e às plataformas digitais nove anos depois da 1ª edição, reflete o momento atual da indústria, com a incorporação de uma série de verbetes do pré-sal, aperfeiçoamento dos vocábulos já existentes e a inclusão de novos instrumentos regulatórios.

Para Antonio Guimarães, Secretário Executivo de Exploração e Produção do IBP, quando se tem uma indústria tão importante no Brasil, ou se projeta para o futuro um papel tão preponderante para o país na indústria mundial de petróleo, não ter uma linguagem própria seria, no mínimo, um contrassenso.

“Quando o setor de petróleo tem, dentro da sua linguagem própria, uma complexidade enorme e a gente consegue trazer isso para o dicionário – que não só explica o que é cada termo -, também damos a possiblidade de que, ao falar sobre petróleo, os outros também sejam capazes de entender”, ele argumentou.

Com tiragem de 2 mil exemplares, a 2ª edição, lançada pelas editoras PUC-Rio e Lexikon, traz 9.483 verbetes focados na atividade de exploração e produção, um glossário português-inglês e um siglário com 1.180 termos.

Além dos exemplares físicos, a obra também está disponível gratuitamente no site dicionariodopetroleo.com.br e em aplicativo, nas plataformas Android e iOS. O dicionário também conta com patrocínio da Petrobras, Partex Oil&Gas, Galp e ENH, e teve a colaboração da SPE Brasil, Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), Editora PUC-Rio, Lexikon Obras de Referência e Desenvolvimento Web – Lavorare.