Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) congratula o Governo Federal pela divulgação, realizada na terça-feira (21/07), do Novo Edital de Oferta Permanente.

O IBP entende que a oferta de 708 blocos, localizados em 51 setores de 15 bacias sedimentares brasileiras, totalizando cerca de 267.300 km², se acompanhado de um aparato regulatório moderno, pode representar um novo marco para a indústria de óleo e gás no país, capaz de viabilizar investimentos e um ambiente de negócios estável.

Nesse cenário, o IBP acredita que os estados que primeiro se mobilizarem por uma regulamentação alinhada ao Novo Mercado do Gás vão alcançar a maior parte dos investimentos. É o caso do Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia e, mais recentemente, o Espírito Santo, com o primeiro contrato de concessão assinado dentro do novo modelo.

O Instituto valoriza a postura do Governo Federal em ofertar os blocos no Edital de Oferta Permanente e salienta que a decisão de investimento na produção de gás natural requer, por parte dos Estados, um ambiente de negócios estruturado e alinhado às melhores práticas de mercado.

O IBP se posiciona como fonte de apoio as autoridades locais para fomentar a modernização de suas legislações estaduais, contribuindo com expertise e transparência para que estes avanços sejam realizados em curto prazo.