Notícias

Mulheres de diferentes segmentos da indústria de óleo e gás assistiram ao segundo Webinar Liderança Feminina em Pauta | Liderança: estilos e características, onde discutiram sobre os benefícios da liderança carismática para o alcance de resultados e gerenciamento de crises.

O vídeo completo com a transmissão do webinar está disponível no canal do IBP no Youtube.

O início do evento foi dedicado à apresentação de alguns estilos de liderança e como desenvolver habilidades para se tornar uma boa gestora.

Anna Paula Lougon, diretora de tecnologia da Schlumberger Brasil, sinalizou que um bom líder é aquele que entende sua personalidade, seu estilo de liderança, sendo capaz de se complementar com os demais, criando um espírito de equipe nas organizações.

A habilidade da liderança pode ser construída, como explicou Sylvia dos Anjos, Downstream Business Advisor da Petrobras. A executiva citou algumas características que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, como um projeto de vida. “Um líder tem que saber escolher um time, saber ensinar e ser mentor desse time, o que não é simples, pois tem que ter capacidade de comunicação e resolver problemas”, ressaltou.

O atual contexto de trabalho remoto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, desconectou as pessoas e trouxe desafios tecnológicos para os líderes, exigindo mais habilidades sociais, como motivar pessoas, por exemplo.

Uma prática que deve ser desenvolvida e fundamental para todo e qualquer líder é de se importar com as pessoas, de acordo com Leanne Todd, vice-presidente da IHS Markit. Junto dela, estão as habilidades de ouvir e se comunicar, comprometimento, diplomacia, empatia, honestidade, paixão, positividade e colaboração.

Leanne explicou como o estilo carismático de liderança pode ser desenvolvido por qualquer tipo de personalidade, a partir do interesse em desenvolver a capacidade de mudar e evoluir, com consciência das vulnerabilidades e habilidades.

 

A série Webinar Liderança Feminina em Pauta faz parte do Programa de Mentoria de Profissionais Mulheres da Indústria de Óleo & Gás, organizado pelo Comitê de Diversidade do IBP para debater sobre liderança feminina.

Mensalmente, temas variados serão discutidos pelas participantes. Acompanhe a agenda dos próximos temas:

Agosto – Valores & Comportamentos Femininos – Parte I

Setembro – Valores & Comportamentos Femininos – Parte II

Outubro – Crises: Liderança em momentos difíceis

Novembro – Alinhamento de Liderança: Empresa & Indivíduo

Dezembro – Autorreflexão: Fortalecendo e desenvolvendo capacidades e aptidões