Notícias

Programa de diversidade de gênero do IBP concorreu ao Prêmio de Excelência do 24° Congresso Mundial de Petróleo, considerado uma das maiores premiações do mundo do setor de óleo e gás

As empresas interessadas em apoiar a evolução de suas líderes femininas por meio do Programa de Mentoria de Liderança Feminina do IBP podem realizar as inscrições para a sexta turma do projeto até 31 de outubro. Na última quinta-feira, dia 21, a iniciativa de mentoria desenvolvida pela Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) ficou entre os três finalistas da categoria “Gênero e Inclusão” do Prêmio de Excelência do 24º Congresso Mundial de Petróleo (24th WPC), concedido pela organização WPC Energy.

A premiação foi realizada em Calgary, no Canadá, e o projeto brasileiro de Mentoria, foi reconhecido como um dos melhores diante de cerca de 400 concorrentes no mundo, dentre empresas e outras instituições. “É um reconhecimento importante para o Programa de Mentoria Feminina do IBP. Concorremos com iniciativas globais na área de diversidade, inclusão e ESG e a seleção do nosso case é um atestado da maturidade alcançada pelos projetos de educação que o Brasil dispõe no setor de energia”, afirma Karen Cubas, gerente da UnIBP.

O Programa de Mentoria Feminina do IBP tem o objetivo de impulsionar a carreira e potencializar as competências de mulheres que já atuam em posições iniciais de liderança nas empresas de O&G, para que elas alcancem postos de gestão mais elevados, na categoria de C-level. O funcionamento ocorre por meio de mentoria cruzada, onde a empresa inscreve no programa uma dupla composta por um mentor(a) e por uma mentorada, e os “matches” são realizados por meio de análises de perfil e potencialidades.

No curso, são realizadas oficinas com conteúdos exclusivos e produzidos sob demanda para mentores e mentoradas; estimuladas interações entre os pares, que são acompanhadas, monitoradas e avaliadas; e promovidos eventos para manter o engajamento e o comprometimento dos participantes.

“Um dos nossos diferenciais é auxiliar essas profissionais a ocuparem mais espaços de direção em um mercado que deve gerar cerca de 400 mil postos de trabalho, por ano, em média, até 2031. Entregamos um curso com transversalidade de temas ESG e um Hub de conteúdos selecionados exclusivamente para cada edição da mentoria feminina. Desenvolvemos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que possibilita o acompanhamento dos encontros das duplas e entregamos devolutivas para as empresas ao longo e após o término do programa”, explica Karen.

A duração do programa vai de novembro de 2023 até setembro de 2024, com seis a oito encontros de mentoria ao longo desse período. As empresas associadas do IBP podem realizar as inscrições, pelo e-mail unibp@ibp.org.br ou pelo telefone (21) 97561-7771, indicando uma dupla ou mais, necessariamente composta por Mentorada e Mentor/Mentora. Gestores de ambos os sexos podem exercer o papel de mentor, desde que tenham experiência mínima de 10 anos para mulheres e 15 anos para homens. No caso das mentoradas, é necessário ter experiência mínima de três anos em gestão de equipe, estar em níveis iniciais de gestão, ser identificada pela empresa como profissional de alto potencial e ser fluente na língua portuguesa.