Notícias

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Oil, Gas & Compliance Forum, evento organizado pelo IBP que será realizado no dia 29 de novembro, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro. O fórum vai debater os principais temas e desafios ligados à promoção da integridade no meio empresarial, como, por exemplo, o futuro do compliance – a utilização  de tecnologias e métodos para medir a efetividade de programas de conformidade – bem como aspectos comportamentais do compliance,  gestão de mudança,  cultura e mudança de comportamento nas empresas.

Um dos grandes destaques do evento será o lançamento do “Guia de Boas Práticas em Integridade Corporativa para o Setor de O&G”, elaborado pela Comissão de Compliance do IBP, da qual participam representantes das principais empresas do setor no país, em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – CGU. O documento é decorrente do Pacto de Integridade da Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, assinado na Rio Oil & Gas 2018, e traz os requisitos mínimos que uma empresa precisa ter em um programa de compliance, além de melhores práticas.

Em sua primeira edição, o encontro reuniu autoridades do poder público e profissionais de mais de 70 empresas. As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis na página do fórum.

Confira, a seguir, uma entrevista com Mauricio Bove, Gerente Jurídico e Compliance do IBP:

1. Quais são os próximos passos do compliance na indústria?

O compliance deve, aos poucos, integrar-se naturalmente às rotinas empresariais. O investimento na área encontra diversas vantagens para as organizações, tais como, o aumento significativo de competitividade; redução da exposição da companhia a riscos relacionados a conformidade e desvios de conduta; redução de eventuais passivos como multas, indenizações, falhas operacionais; agrega valores essenciais para a longevidade dos negócios, como boa reputação e transparência, gera novas oportunidades de negócios e melhora a política de governança das empresas.

A imagem de uma empresa é a coisa mais valiosa que ela possui. Trabalhar com ética e organização garante a sustentabilidade de uma marca. Tudo isso tem levado a uma transformação da cultura organizacional. O compliance passa longe de ser apenas um conjunto de regras e procedimentos. É um atributo de negócios.

2. Além do lançamento do “Guia de Boas Práticas”, quais são os diferenciais da programação desta edição?

Acho que são dois os fatores de sucesso desse evento. O primeiro é a qualidade dos palestrantes, e o segundo é justamente o programa técnico. Nesse ano, o que eu tentei fazer com a programação foi sair do que costumamos ver nos demais eventos da área. Então, no painel cujo tema é o futuro do compliance, a ideia é disseminar e debater a utilização da tecnologia a favor da avaliação e medição da eficácia de um programa de compliance, quais são as perspectivas no sentido de automação, de inteligência artificial, Big Data, Blockchain, etc. Com relação ao painel que tratará sobre os aspectos comportamentais do compliance, a ideia é justamente falar sobre gestão de mudança, cultura de compliance, e  mudança de comportamento, que sabemos que não é fácil.

3. O que as pessoas podem esperar do “Guia de Boas Práticas em Integridade Corporativa”?

Como o nome próprio diz, ele é um guia, um manual de requisitos básicos e boas práticas, com a intenção de orientar e disseminar alguns conceitos e ações. A ideia é, principalmente, difundir para toda a cadeia da indústria, em especial, para as empresas de médio e pequeno porte que pouco têm informação sobre a área e também gostariam de ouvir das grandes multinacionais como elas fazem dentro de casa. É mais ou menos um norte.

Serviço:

 

Oil, Gas & Compliance Forum

Data: 29/11/2018

Horário: Das 9h às 14h

Local: Prodigy Hotel, Rio de Janeiro

Clique aqui para se inscrever gratuitamente.