Notícias

Na última terça-feira, jovens atuantes na indústria de O&G se reuniram na sede do IBP, no Rio de Janeiro, para debater as perspectivas e as oportunidades geradas pelo Novo Mercado de Gás. Mediada por Felipe Botelho, especialista em Gás Natural do instituto, a iniciativa do Comitê Jovem do IBP contou com a presença de estudantes e profissionais do setor, além de ter sido transmitida pelo canal do IBP no Youtube.

“Essa Rodada Jovem é uma grande oportunidade de integrar o que é já conhecido, o histórico de desenvolvimento de todos os setores de O&G e outros que se relacionam com ele, e novas ideias que podem ser trazidas para evoluirmos ainda mais e preparar o Brasil para a transição energética, que tem se desenhado nos últimos anos”, afirmou Gabriel Costa, consultor técnico da área de Gás Natural na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O especialista apresentou a cadeia ampliada de gás natural no Brasil e os impactos decorrentes do Novo Mercado de Gás, programa lançado em julho de 2019, pelo governo federal, com o objetivo de formar um mercado aberto, dinâmico e competitivo. Entre os resultados esperados, estão o aproveitamento do gás do pré-sal e de outras áreas com expectativa para produção; investimentos em infraestrutura de escoamento, processamento e transporte; além da geração de milhares de novos empregos.

O encontro teve ainda a participação Sanny Macedo, Market Development Advisor – Gas & Power Business Development da Shell, que abordou as oportunidades para o desenvolvimento de upstream no contexto da abertura do mercado, e André Sarian, advogado especialista em Petróleo e Gás do escritório Trench, Rossi, Watanabe, que expôs os desafios regulatórios do Novo Mercado de Gás. Já Rômulo Florentino, Relações Governamentais e Políticas Públicas da Eneva, falou sobre o programa do governo e o modelo integrado Reservoir-to-Wire, que produz gás natural para abastecer as térmicas da empresa.

“Acho que a mensagem de um setor integrado, que entendo que é para onde a gente está caminhando como indústria, vai andar e faz sentido não se especializar só na parte de petróleo. A parte de geração de energia elétrica, numa transição inclusive para uma economia de mais baixo carbono, deveria estar no radar de quem está querendo entrar na indústria”, recomendou Rômulo aos jovens.

Ao final do evento, todos os participantes, incluindo aqueles que acompanharam a transmissão online, ganharam um cupom de 50% de desconto na inscrição dos cursos de Mercado de Gás Natural – EAD e Fundamentos do Gás Natural – EAD da UnIBP – a universidade do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Conheça aqui o portfólio de cursos de Gás Natural.