Notícias

Para debater a desaceleração das atividades no setor petrolífero nacional, impulsionada pela redução dos preços do petróleo no mercado internacional, o IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, vai promover o Workshop Impactos Econômicos da Crise no Setor de Petróleo. O evento, em parceria com o Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), acontece no dia 16 de outubro, entre 16h e 19h, no centro do Rio de Janeiro.

Um dos diferenciais do evento será a apresentação e debate baseado em alguns indicadores econômicos da indústria de petróleo no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, resultado da parceria entre as duas instituições. Serão analisados os impactos no mercado de trabalho, balança comercial e arrecadação tributária, por exemplo, e sua evolução nos últimos anos.

O evento contará com a presença de especialistas de destaque do setor, como os professores Edmar de Almeida e Marcelo Colomer, ambos do Instituto de Economia da UFRJ, Marcelo Vertis, subsecretário de Estado de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, Bruno Musso, superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Claudio Hamilton, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rodrigo Leandro Moura, Economista da Fundação Getúlio Vargas e professor da UERJ, além de Milton Costa, secretário geral do IBP.

Confira a programação do workshop. 

Quer participar? Inscreva-se!