Notícias

No último dia 30 de novembro, o IBP promoveu o Fórum Técnico de Deterioração pelo Hidrogênio, na COPPE/UFRJ. Realizado com apoio da Comissão de Inspeção de Equipamentos, o encontro contou com a participação de renomados especialistas no assunto e recebeu 80 participantes, incluindo profissionais de empresas do setor, estudantes e pesquisadores.

A programação técnica abordou temas como Danos pelo Hidrogênio, Técnicas Laboratoriais e Simulação Computacional da Interação H-Metal; Danos Assistidos por Hidrogênio em Conectores Rosqueados Submarinos; Danos por Hidrogênio em Aços Duplex e Superduplex; Técnicas para Detecção de Danos pelo Hidrogênio; e Norma API RP 941 – Falhas Recentes e suas Consequências no Projeto, Montagem e Inspeção em Serviço de Equipamentos de Processo. Ao final, uma mesa redonda com a participação de todos os palestrantes debateu os desafios e novos passos na detecção e controle de danos pelo hidrogênio.

Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo e pôde ser acompanhado a distância pelas Subcomissões Regionais de Inspeção de Equipamentos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e da Bahia.