Notícias

Desde o final de fevereiro, o IBP vem prestigiando, em suas redes sociais, mulheres que fizeram – ou ainda fazem – parte do dia a dia da indústria de O&G e energia, que ainda é majoritariamente masculina. Por meio de depoimentos, várias profissionais deixaram seu recado sobre suas vivências no setor, lembrando por que o dia 8 de março, conhecido como Dia Internacional da Mulher, é uma data de reflexão.

“Era comum estarmos em eventos e reuniões em que eu era a única mulher. Aos poucos, este incômodo foi aumentando e eu passei a apoiar as causas ligadas ao empoderamento feminino e um maior equilíbrio de gênero nas organizações”, explicou Anelise Quintão Lara, membro do Conselho de Administração do IBP e ex-executiva da Petrobras.

“O mundo tem evoluído ao reconhecer o impacto positivo que a diversidade traz para o desempenho das organizações. Mas nem sempre foi assim…Já ouvi e passei por situações que não desejo que outras mulheres, incluindo minha filha de 15 anos, passem”, afirmou Mônica Mesquita, diretora de HSE da TechnipFMC.

Leia todos os depoimentos no Instagram e no LinkedIn do IBP.

Mês das Mulheres no IBP

Com quase 60% do quadro de colaboradores composto por mulheres – e 51% de lideranças femininas -, o IBP preparou uma programação especial ao longo do mês de março.

A partir desta semana, o Instituto abrirá suas redes sociais para ouvir histórias e opiniões de profissionais da indústria de O&G e energia – em especial, de mulheres – sobre diversidade de gênero.

As colaboradoras serão convidadas a participar de uma campanha interna de valorização dos perfis das profissionais “além do IBP”, e o resultado será compartilhado em reunião com a diretora executiva corporativa do Instituto, Fernanda Delgado, no fim do mês.

Ao longo do mês, ainda, o IBP compartilhará outros depoimentos de mulheres – de diversas formações – que atuam na indústria, além de dicas de leituras de autoras renomadas.

Acompanhe as ações nas redes sociais do IBP.