Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) participou do lançamento do Anuário do Petróleo no Rio 2023, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no dia 11 de julho.

Para a Diretora Executiva de Downstream do IBP, Valéria Amoroso Lima, o estudo é uma ferramenta importante para os diversos agentes que atuam nos diferentes elos da cadeia de óleo e gás. Para o crescimento contínuo e sólido do setor, a executiva destacou a importância da expansão da infraestrutura no setor de downstream, que tornará a logística de distribuição de combustíveis mais eficiente, reduzindo custos e emissão de CO2.

Valéria Lima ressaltou ainda que “é preciso preparar o Brasil para desafios futuros, com políticas que acelerem a descarbonização com menor custo, atividades que atraem investimentos e geram empregos e renda”.

Luiz Césio Caetano Alves, Vice-Presidente na FIRJAN, destacou a importância de “debater com a sociedade o fornecimento das fontes de energia e mostrar como o setor de óleo e gás é estratégico para o Estado e o país”.

O Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro – SEENEMAR, Hugo Leal, destacou a intensa parceria entre governo e indústria e a vocação do Rio de Janeiro para o setor de óleo e gás. “Em 2030, o Rio de Janeiro chegará a ter 90% da produção de petróleo do país, hoje temos 72% da produção de gás natural. Além disso, 34,3% da receita do Estado é oriunda de Participações Especiais e Royalties. E 80% do que exportamos é óleo, gás e derivados”.

O IBP contribuiu com o fornecimento de dados e informações relevantes do setor, além de análises sobre os desafios do setor de óleo e gás para o futuro.

Crédito da imagem: Divulgação FIRJAN