Notícias

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, participou, nesta segunda-feira (11), de um almoço com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, secretários municipais e representantes do setor naval para tratar de novas ações que fortaleçam a indústria local. Entre os temas abordados, destacaram-se o projeto de lei para regularização de dívidas e a dragagem do Canal de São Lourenço — obra que, segundo o prefeito, deve ampliar a capacidade de navegação e construção de embarcações maiores.

“A gente tem várias iniciativas em curso para o setor, a principal delas é a dragagem, que deve ser concluída até o início do ano que vem, com ajustes feitos pela minha equipe para atender o máximo de empresas possível. Além disso, elaboramos um projeto de lei de um Refis para a indústria naval, porque, de todos os setores econômicos, o que mais sofreu com a crise foi o setor naval. O projeto foi enviado semana passada para apreciação da Câmara e deve ser votado até o final do mês”, declarou o prefeito.

Para Ardenghy, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre o setor público e a iniciativa privada em prol de um segmento estratégico para a economia.

“Niterói tem uma tradição histórica e uma vocação natural para a indústria naval, que gera empregos qualificados, movimenta a cadeia de petróleo e gás e contribui de forma decisiva para a economia local e nacional. É fundamental discutir investimentos e iniciativas que assegurem a competitividade dos estaleiros e mantenham o protagonismo da cidade nesse setor”, disse o executivo.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves; a presidente do estaleiro Mac Laren, Gisela Mac Laren; e o CEO do estaleiro Mauá, Miro Arantes.