Notícias

O IBP marcou presença na Offshore Technology Conference, principal evento mundial para o desenvolvimento de recursos offshore, que ocorreu entre 6 e 9 de maio, em Houston, nos Estados Unidos. A conferência, que chegou à sua 50ª edição, reuniu mais de 59.000 visitantes de mais de 100 países.

Sob o lema “Going the Distance”, evento focou no cenário para os próximos 50 anos do setor, com um debate marcado pelas perspectivas globais sobre os desafios futuros do segmento, além da adaptação a um cenário cada vez mais digital. Ele também reuniu mais de 2,300 expositores de mais de 40 países, que exibiram o impacto da tecnologia e digitalização na gestão da oferta e demanda de energia.

Participação brasileira

No primeiro dia da programação, o presidente do IBP, José Firmo, moderou o almoço-palestra “Unparalleled Opportunities in Brazil”, que contou com a participação de Marcio Félix, Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, para abordar as oportunidades de óleo e gás no país, especialmente em um momento de estabilidade de regulamentação associado ao maior leilão mundial de partilha de produção, o da Cessão Onerosa, que acontece na mesma semana da OTC Brasil. O painel ainda contou com a participação, por vídeo, do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que convidou a todos para participar da OTC Brasil 2019. Promovido pelo IBP e pela OTC, a conferência ocorre entre 29 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro.

No segundo dia do evento, a edição brasileira da OTC também foi tema da apresentação do Secretário Geral do instituto, Milton Costa Filho, no Pavilhão Brasil, que recebeu, segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o recorde de 50 empresas expositoras do país, além dos parceiros institucionais: IBP, ANP, Firjan e Onip.

No último dia, o gerente de eventos do instituto, Victor Montenegro, também abordou a OTC Brasil durante sua palestra no café da manhã “Doing Business in the Brazilian Oil & Gas Sector”, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). Ainda na mesma data, Firmo foi o palestrante do almoço-palestra “Beyond the Pre-Salt: The Transformation of Brazil’s Oil and Gas Sector”. Moderada pelo Conselheiro do IBP João Carlos de Luca, a iniciativa apresentou o cenário atual da indústria brasileira de petróleo e gás, as oportunidades da rodada de licitações de 2019 e o processo aberto de oferta de áreas.