Notícias

IBP lança nova edição do Guia de Boas Práticas de Integridade Corporativa e pesquisa inédita sobre compliance

Criado em : 29 de setembro de 2022 | Atualizado em : 13 de outubro de 2022

A Comissão de Compliance do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás anunciou duas iniciativas inéditas para apoiar empresas do setor a implementar políticas de prevenção a fraudes e irregularidades em suas operações. Nesta quinta-feira (29), foi lançada, durante a Rio Oil & Gas 2022, a 2ª. edição do Guia de Boas Práticas de Integridade Corporativa, com a inclusão de novos tópicos como direitos humanos, diversidade, inclusão e equidade, e proteção de dados.

O segundo produto anunciado foi a pesquisa para implementação de um sistema de compliance, direcionada a empresas de todos os portes. O documento estará disponível para preenchimento até o dia 30 de novembro no site do IBP.

“Queremos escutar pequenas e médias empresas a fim de entender suas necessidades. Esse diagnóstico nos ajudará a criar materiais de apoio à implementação de regras de compliance destas companhias, que hoje integram a cadeia de óleo e gás”, explicou Mary Kuwada, Compliance officer da Siemens Energy Brasil e integrante da Comissão de Compliance do IBP.

As duas novidades foram lançadas durante o painel “Compliance na cadeia de valor da indústria de óleo e gás”, realizado na Arena ESG. Na ocasião, os palestrantes fizeram uma análise da evolução da área no Brasil, que vem crescendo rapidamente, e ressaltaram o desafio dos grandes players de cumprir não apenas a legislação brasileira, mas também as políticas das suas casas-matrizes e a dos países onde mantém operações, com o envolvimento de fornecedores e parceiros.

Para Andrea Portugal, advogada sênior de Compliance da TechnipFMC, algumas práticas adotadas hoje, due diligence, monitoramento da prestação de serviço, inclusão de cláusulas específicas nos contratos, revisão dos pagamentos efetuados e a procedimentos específicos sobre conflitos de interesses e recebimento de presentes, não serão suficientes no futuro. “As empresas precisarão estar atentas também a práticas de ESG, direitos humanos, proteção de dados, diversidade, inclusão e equidade”.

Bruno Montfort, coordenador de Disseminação de Cultura de Integridade da Petrobras, comentou que essas exigências vêm dos investidores. “Estamos assistindo à proliferação de green bonds e outros mecanismos financeiros, que demandam da indústria maior preocupação com temas de ESG. Cada vez mais, uma realidade das nossas companhias”, afirmou.

SOBRE A FEIRA

A Rio Oil & Gas 2022 é patrocinada por Petrobras, Ambipar Response, Equinor, Shell, TotalEnergies, Vibra, Ipiranga, Raízen, BP, Bunker One, Chevron, ExxonMobil, Karoon Energy, Modec, Galp, PETRONAS, Repsol Sinopec, 3R Petroleum, Acelen, Siemens Energy, Trident Energy, Braskem, Enauta, Halliburton, McDermott, NTS, PECOM, PRIO, Salesforce, Saipem, Subsea 7, AET, Baker Hughes, DOW, Fluxys, Oracle, Perbras, Solvay, TAG, TBG, Techint, Vallourec, Wintershall Dea, Horizon-Partners, Ultracargo, Weatherford e WTW. O evento ainda tem a Apex-Brasil como parceira no espaço “O&G Partnership Lounge” e a United Airlines como companhia aérea oficial.