Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) inaugurou o iUP, o Hub de inovação da indústria de energia. A iniciativa pretende integrar todo o ecossistema de tecnologia e inovação do setor de petróleo e gás, conectando empresas, instituições científicas e de inovação tecnológica (ICTs), universidade e os jovens, que são essenciais na transição  para as energias renováveis.

O lançamento, neste mês, contou com a presença de diversos players do setor, que discutiram os desafios que o iUP poderá ajudar a resolver e como será feita a atração dos jovens para o novo espaço de inovação da indústria. De acordo com Melissa Fernandez, gerente de tecnologia e inovação do IBP, uma série de programas e iniciativas de inovação serão realizadas para que os jovens e estudantes se vejam como o motor das soluções de questões que as empresas vão apresentar no dia a dia. “Aqui no IBP temos comissões e grupos técnicos onde vivenciamos e discutimos  as demandas e os desafios que as empresas compartilham entre si A gente quer que eles entendam isso e se sintam parte da indústria”, analisou Melissa.

O iUP também surge como uma mudança de cultura, com a possibilidade de integrar várias iniciativas que o IBP já faz isoladamente. Porém, agora isso é colocado de maneira integrada e com um objetivo único, que é ter uma indústria renovada, olhando para o futuro, para os jovens, para a inovação. Neste sentido, Victor Montenegro, gerente executivo de eventos e novos negócios do IBP, lembrou que a ideia de fazer o iUP já é uma ação de integração e que se soma a outras ações que estão em curso.

“A própria criação deste hub, a forma como ele foi concebido como, por exemplo, não carregar o nome do IBP, de não entrar com esse peso, é para mostrar que somos um facilitador, mas que existem muitas outras entidades que entram aqui agora com o mesmo peso de decisão do próximo desafio, do próximo tema que deve ser abordado etc. Essas decisões serão coletivas, serão colaborativas e este é só o primeiro passo.”, afirmou Victor.

Os trabalhos do iUP começaram no último dia 19, com a primeira reunião do conselho e a definição de algumas temáticas de trabalho. Um dos principais marcos do iUP em 2023, além de sua criação, é o hackathon voltado para soluções integradas de descarbonização, previsto para acontecer na OTC Brasil, no final de outubro deste ano. Também estarão presentes as pautas de ESG, diversidade e equidade, todas convergindo para consolidar o papel do IBP de liderança no desenvolvimento de tecnologias no setor de óleo e gás e de energia, em direção a uma economia de baixo carbono.

O iUP conta com parceria da BIP e o patrocínio da Ipiranga, da Ocyan, da Radix, da Repsol Sinopec, da SBM Offshore, da Shell, da Subsea7, da Total Energies e da Vibra co lab.