Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), presta homenagem a Elisabete Costa, integrante da Comissão de SMS e coordenadora do GT sobre Indicadores de Segurança de Processo, uma das principais avaliadoras da Rio Oil & Gas, nos temas relacionados a meio ambiente e segurança. Bete, como era conhecida, faleceu no último sábado, dia 01 de agosto.

Profissional extremamente dedicada e competente, atuou ativamente por quase 20 anos em diversas comissões do Instituto, representando consultorias da área ambiental, empresas de petróleo e, mais recentemente, sua empresa Kriteria, associada ao IBP.

Como integrante do HSE Committee e da Comissão de Responsabilidade Social, colaborou com grandes projetos de licenciamento ambiental, estudos de análise de riscos e na elaboração de comentários e sugestões dos diversos regulamentos colocados em consulta pública pela ANP.

Uma das características mais marcantes de Elisabete era a liderança inequívoca e democrática, que a permitia exercer uma habilidade ímpar de mentoria com os mais jovens.

Elisabete integrou, por muitas edições, o grupo de avaliadores dos trabalhos técnicos científicos da Rio Oil & Gas, no tema meio ambiente e segurança, além de participar como chair em diversas mesas técnicas.

Suas revisões eram marcadas pelo entusiasmo e dedicação, com o objetivo de que o IBP tivesse conteúdo de alta qualidade em suas publicações e, ao mesmo tempo, que os autores dos trabalhos pudessem melhorar cada vez mais suas pesquisas e conhecimentos.

“Lamentamos muito a partida da Elisabete Costa. Sua presença permanente nas reuniões do IBP, na avaliação de trabalhos técnicos ou nos eventos promovidos pelo Instituto será sentida por todos os profissionais desse setor que conviveram com a Bete em todos esses anos”, Carlos Victal, gerente de Sustentabilidade do IBP.