Notícias

Como parte da programação do Mês da Mulheres, o IBP preparou uma lista de livros referentes à área de óleo e gás que tenham sido escritos por mulheres. As temáticas variam de geopolítica até instrumentação de processos.

Algumas dessas obras estão disponíveis no Centro de Informação e Documentação Hélio Beltrão (CID), um dos principais serviços informacionais do setor no Brasil. O CID tem um acervo com mais de 30 mil publicações e abrange amplamente os principais temas relacionados à indústria.

 

  • A inserção do Brasil na geopolítica internacional do petróleo” (Editora Multifoco), de Fernanda Delgado

Fernanda Delgado oferece ao leitor, leigo ou já conhecedor de vicissitudes e contradições do mundo do petróleo e do gás natural, uma oportuna análise, fundamentada em sólidas e coerentes bases teórico-metodológicas, sobre vulnerabilidades apresentadas por nações detentoras de grandes reservas de hidrocarbonetos, que tornaram (e vêm mantendo) suas economias dependentes de recursos advindos de sua exportação.

 

  • Dinâmica, Controle e Instrumentação de Processos” (editora UFRJ), de Belkis Valdman, Rossana Folly e Andréa Salgado

O livro foi elaborado com o objetivo de ampliar o número limitado de publicações técnicas de cunho didático existentes para as disciplinas de Modelagem, Dinâmica, Controle e Instrumentação de Processos Químicos Industriais. A multidisciplinaridade das áreas de conhecimento que o assunto abrange, aliada à rápida evolução do mercado, muitas vezes, torna escasso o material de apoio, bem como de acesso limitado. Apresentada de forma didática, escrita por professoras com anos de experiência em ensino e pesquisa nesta área, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação, a obra é o que faltava na biblioteca de estudantes e professores de Engenharia Química, Química Industrial e Engenharia de Bioprocessos do país.

 

  • Ouro Negro: Petróleo no Brasil” (Editora Interciência), de Aïda Espinola

Na obra, a professora Dr. Aïda Espinola descreve a história do surgimento do petróleo no Brasil e o desenvolvimento de tecnologias afins, por ela acompanhados, detalhando a significativa contribuição do Departamento Nacional da Produção Mineral, ao localizar o primeiro poço em terra – denominado Lobato DNPM-163 -, a criação da Petrobras e o surgimento do CENPES. Grande destaque é dado à contribuição de várias universidades – COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, entre outras – na criação de cursos voltados para a área de petróleo, incluindo contribuição significativa de profissionais do exterior. O livro ainda descreve a evolução da exploração do petróleo pela Petrobras, partindo da terra em direção ao mar, atingindo altas profundidades na descoberta do pré-sal, com o primeiro grande poço denominado TUPI RJS-646.

 

  • Petróleo e gás no Brasil: regulação da exploração e da produção” (Editora Forense), de Ilana Zeitoune

Na crescente busca por fontes alternativas de energia, o petróleo e o gás natural continuam como os principais vetores da oferta energética primária global e, por conseguinte, impactam de forma significativa na economia e na geopolítica mundiais.

Calcado no Direito Internacional e em experiências do Direito Comparado, o livro busca contribuir com elementos para um adequado marco regulatório da exploração e da produção não convencionais de petróleo e gás natural que possa atender aos fins públicos a que se destina. Além disso, propõem-se ajustes necessários à regulação petrolífera vigente para as fontes convencionais em um cenário adverso de crise econômica.

Por tratar de tema multidisciplinar, a obra destina-se a acadêmicos e advogados que lidam com o Direito do Petróleo e a todos os atores da indústria e demais profissionais que possuam interesse no tema.

 

Associados IBP podem consultar as obras impressas disponíveis no acervo do CID através da biblioteca digital. O associado pode solicitar a reserva da obra de interesse pelo e-mail cid@ibp.org.br, canal pelo qual terá mais informações sobre o agendamento para retirada do material, devido aos protocolos sanitários em virtude da Covid-19.