Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a consultoria global Lee Hecht Harrison (LHH), promoveu, no último dia 06, um aquecimento para a segunda edição do Programa de Mentoria de Profissionais Mulheres da Indústria de Óleo & Gás – uma iniciativa do Comitê de Diversidade do IBP. Além de representantes das empresas associadas ao IBP, a ocasião contou ainda com as mentoras da primeira turma, a presidente do IBP, Clarissa Lins, a secretária-geral do IBP, Cristina Pinho, a coordenadora da Comissão de Diversidade, Ana Zambelli, a diretora da LHH, Cristina Fortes e a consultora da LHH, Adriana Amorim.

Durante a abertura, Clarissa Lins, presidente do IBP, reforçou o sucesso e a importância do programa de mentoria feminina. “O IBP está se abrindo cada vez mais para o que há de mais contemporâneo na sociedade e na indústria e nada mais contemporâneo do que promover o avanço e valorização do papel das mulheres nessa área tão fundamental que é o setor de óleo e gás”, iniciou. Clarissa disse também que o sucesso do projeto-piloto se deu pela troca mútua de experiências entre mentoras e mentoradas. “Foi um prazer promover um espaço para que jovens mulheres pudessem se inspirar em mulheres com um pouco mais de experiência, um pouco mais de maturidade e aprendizado e fazer dessa segunda edição uma renovação de um espaço de compartilhamento de sucessos e desafios, com o objetivo de levar as mulheres a ter seu papel adequadamente valorizado por onde passarem”, concluiu.

Novidades em 2020

Diferente da primeira turma, o Comitê de Diversidade do IBP abriu para 2020 a oportunidade de ter homens como mentores no projeto. A ideia é que haja 88 executivos – 22 duplas de mentores e mentoradas, das empresas associadas patrimoniais e setoriais, que possam compartilhar suas experiências e expandir suas competências. Outra novidade é a criação de um segundo grupo de mentoradas. Em 2019 existia apenas um grupo voltado para o nível executivo, e agora, haverá um grupo especialmente voltado para o nível anterior. A dinâmica permanecerá a mesma: em março haverá o lançamento, em seguida a preparação de mentores e mentoradas, para assim, darem início as reuniões individuais e os três laboratórios.

Ana Zambelli, coordenadora do Comitê de Diversidade do IBP, encerrou o evento afirmando que o programa só tem a acrescentar e influenciar positivamente mentalidades e comportamentos. “A ideia inicial do programa era juntar as empresas para fazer um programa único para a indústria, criar um grupo maior e com mais consistência quando se fala de diversidade. Com a ajuda da LHH conseguimos montar um grupo de mentoras e mentoradas não só com o intuito de viabilizar uma troca de experiências, mas de ajudar as mulheres a fazerem parte desse grande networking que existe na indústria de óleo e gás”, pontuou.

O projeto-piloto do Programa de Mentoria de Profissionais Mulheres da Indústria de Óleo & Gás contou com a participação das empresas: Petrobras, Subsea7, Aker, Baker Hughes, Schlumberger, Enauta, Equinor, BP Energy Brasil, ExxonMobil, TechnipFMC, Total E&P do Brasil, Shell, Petrogal, Chevron e IBP.