Notícias

Encerrando o mês de janeiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás apoiou a realização do evento Desafio TotalEnergies, realizado no espaço do iUP (Hub de Inovação da Indústria de Energia), no dia 30/01, das 18h à 20h. O encontro contou com a participação presencial e online de diversos representantes de Startups.

O objetivo principal foi o relançamento do programa Startup Together, que foca em desafios que podem ser solucionados por startups. O programa possui, inicialmente, cinco desafios: estimular a economia circular em nossas operações, gerar prosperidade nos territórios onde estamos presentes, aprimorar o processo de qualificação dos fornecedores, utilizar a Inteligência Artificial para otimizar as inspeções visuais submarinas e, tema livre, onde as soluções apresentadas pelas empresas e startups devem responder a, pelo menos, um dos seguintes eixos: mais energia, menos emissão, sempre mais sustentável, menos custo e aumento de receita.

A abertura do evento contou com a presença da Diretora Executiva Corporativa do IBP, Claudia Rabello, que falou sobre o planejamento do ano. “Uma das prioridades no nosso planejamento estratégico é o foco em tecnologia e inovação. Agradeço à iniciativa da Total pelo evento. Ao criarmos este espaço do iUP, promovemos a interação entre empresas, estudantes, startups, facilitando as conexões e discussões relacionadas a estes temas. Encontros como esse enriquecem nosso ambiente e valorizam o trabalho que está sendo realizado”, explicou a diretora.

Mariana Kobayashi, Líder em Projetos de Inovação na TotalEnergies, conduziu o evento em formato de uma mesa redonda, onde explicou detalhes sobre o funcionamento do programa e esclareceu as dúvidas dos participantes sobre o tema.

Melissa Fernandez, Gerente de Tecnologia e Inovação do IBP, apresentou o planejamento para este ano, promover uma colaboração única entre as startups e as atividades que serão desenvolvidas pelo iUP. “Minha expectativa para os próximos passos é impulsionar ainda mais o ecossistema empreendedor na indústria de energia, promovendo uma sinergia única entre as startups e as atividades que serão desenvolvidas no iUP. Acredito profundamente na capacidade de inovação das startups e no papel crucial que desempenham no desenvolvimento econômico e tecnológico da nossa indústria diante de seus desafios e demandas para a descarbonização e digitalização”, finalizou Melissa.