Notícias

Empresas promovem inovações exclusivas e direcionadas para segurança, automação e manutenção de operações para a indústria global de energia
Pela primeira vez, a CERAWeek 2024, uma das principais conferências globais de energia, contará com a participação de 5 startups brasileiras, selecionadas pelo ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro, grupo de instituições do qual o hub de inovação do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – o iUP – faz parte.

As startups apresentarão suas soluções para a indústria global de petróleo e gás no The Innovation Agora, espaço de inovação da CERAWeek – que acontece entre os dias 18 e 22 de março, em Houston, nos Estados Unidos. O foco da programação é a promoção de um mercado interativo de ideias sobre inovação do setor de energia e tecnologias emergentes. Entre elas, se destacam: monitoramento de reservatórios, controle ambiental, automação industrial, reutilização de resíduos, manutenção preditiva e comportamento da cadeia logística para o segmento global de petróleo e gás.

“As startups apresentadas pelo Brasil nesta edição do The Innovation Agora oferecem contribuições em monitoramento avançado, automação, sustentabilidade, machine learning, big data, IoT e processamento de imagens. Desta forma, estão abrindo caminho para um futuro do mercado de energia mais eficiente, sustentável e inovador”, avalia Melissa Fernandez, gerente de tecnologia e inovação do IBP.

Hub iUP

O iUP, hub de inovação do IBP, tem o objetivo de fomentar a colaboração e a sinergia entre academia, empresas, poder público e empreendedores, impulsionando a inovação para atendimento dos desafios do setor de O&G e energia, incluindo aspectos relacionados à descarbonização e transição energética, por meio da troca de conhecimento, facilitação de parcerias e criação de oportunidades de negócios.

Atualmente conta com 13 mantenedores: Bip; Modec; Repsol Sinopec Brasil; Infotec; Ipiranga; Total Energies; Vibra; Radix; Subsea7; Ocyan; Shell; Sinergas e SBM Offshore.

Na ROG.e 2024, um dos principais eventos globais de energia, que será realizado em setembro no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, o iUP organizará um evento paralelo chamado iUP Innovation Connections, com o objetivo de apresentar as soluções mais recentes de tecnologia e inovação para a indústria, reunindo empresas, academia, empreendedores e startups. Com sessões de pitchs de startupas, as melhores startups selecionadas terão a oportunidade de participar do The Innovation Agora, da CERAWeek, em 2025.

As startups brasileiras na CERAWeek 2024 :

Geowellex:
Foco: Desenvolvimento e aplicação de soluções para otimização da produção de petróleo e gás, com ênfase em monitoramento e controle de reservatórios.

Principais tecnologias:
– Sensores avançados de monitoramento de reservatórios.
– Software de análise de dados geofísicos para previsão do comportamento de reservatórios.
– Sistemas de automação para otimização da produção.

Dersalis:
Foco: Soluções ambientais para o setor de petróleo e gás com foco na redução do impacto ambiental e no fortalecimento da sustentabilidade operacional.

Principais tecnologias:
– Solução ambiental para tratamento de áreas contaminadas por vazamentos de petróleo e derivados.
– Sistemas de monitoramento ambiental em tempo real para prevenir e mitigar danos ambientais.
– Métodos inovadores de reciclagem e reutilização de resíduos da indústria de petróleo e gás.

Vidya:
Foco: Soluções de Inteligência Artificial e análise de dados para otimização de processos na indústria de petróleo e gás.

Principais tecnologias:
– Algoritmos avançados de machine learning para previsão de falhas e manutenção preditiva.
– Plataformas de análise de big data para identificar padrões na cadeia de abastecimento e logística.
– Sistemas de automação e controle baseados em IA.

Pix Force:
Foco: Soluções de visão computacional e análise de imagens para a indústria de petróleo e gás com foco em segurança e monitoramento.

Principais tecnologias:
– Sistemas inteligentes de câmeras para monitoramento de instalações offshore e onshore;
– Algoritmos de processamento de imagens para análise automatizada.

Protium:
Foco: Desenvolvimento de tecnologias baseadas em hidrogênio, seguras e fáceis de aplicar, para reduzir rapidamente o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de poluentes em 5% a 15%.

Principais tecnologias:
– Tecnologias de hidrogênio a bordo para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões nos ativos existentes, aplicado à logística rodoviária e ferroviária e ao setor de petróleo e gás onshore e offshore;
– Plantas de hidrogênio verde para produção descentralizada de hidrogênio e inteligência de aplicação para otimização de processos industriais existentes.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento!