Notícias

Novo modelo de ventilador recebeu R$ 1,1 milhão em apoio financeiro da Petrobras e do IBP

Um total de 42 ventiladores pulmonares desenvolvidos pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com Petrobras e Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) foi doado a hospitais públicos de Manaus nesta semana. Batizado de “Inspire”, o novo modelo é de baixo custo, com tecnologia 100% brasileira, criado por uma equipe de engenheiros da universidade para suprir a necessidade emergencial de ventiladores durante a pandemia.

Esse projeto foi o vencedor da terceira etapa de um programa de seleção promovido pela Petrobras e pelo IBP no decorrer de 2020 e recebeu R$ 1,1 milhão em apoio financeiro para seu desenvolvimento. “Com a situação emergencial de Manaus, apoiamos integralmente a iniciativa de doar um lote de 42 ventiladores pulmonares à cidade. O novo modelo é de uso emergencial e estamos muito orgulhosos de estarmos apoiando a sociedade nesse momento tão difícil”, disse o Diretor de Inovação e Transformação Digital da Petrobras, Nicolas Simone.

“O IBP se orgulha de participar desta iniciativa.  O Inspire é uma tecnologia diferente e inovadora, desenvolvida com profissionais brasileiros competentes e atuantes no combate a esta pandemia”, afirma a Diretora Executiva Corporativa do IBP, Cristina Pinho.

Alinhado às exigências da Associação de Medicina Intensiva do Brasil e aos requisitos para tratamento de Covid-19, o modelo recebeu autorização da Anvisa em agosto do ano passado. O projeto prevê a produção de 135 aparelhos no total e distribuição gratuita a hospitais públicos de todo país.  “Nosso objetivo é acelerar a produção de ventiladores no Brasil, para que não sejamos tão dependentes de componentes importados em falta no mercado mundial neste momento de pandemia”, afirmou o líder da iniciativa na Petrobras, Luiz Claudio Paschoal.

O desenvolvimento do novo modelo contou com mais de 200 colaboradores de oito faculdades da USP, e parceiros como Marinha do Brasil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), SENAI-SP e Instituto Federal. “Posso afirmar, sem dúvida, que se não fossem os recursos da Petrobras e do IBP, não estaríamos conseguindo ajudar Manaus agora. A chegada do apoio financeiro após a seleção pública foi fundamental”, disse o coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP, Marcelo Zuffo.